Cidade

Contrato garante LED dentro dos cemitérios municipais

Implantação será executada pela prefeitura no João XXIII, Padre Anchieta e São Pedro. Parceria envolve ACESF e Sercomtel Iluminação

A partir desta semana a prefeitura vai implantar iluminação noturna especial em alguns cemitérios da cidade. Um contrato entre a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) e a Sercomtel Iluminação, no valor de quase R$ 140 mil, vai possibilitar a instalação de iluminação no interior dos cemitérios João XXIII, Padre Anchieta e São Pedro. A começar pelo João XXIII, situado na Avenida da Saudade (Jardim Higienópolis), que estará recebendo 14 luminárias ornamentais LED. O cemitério já havia sido reformado recentemente pela ACESF, que entregou a obra no mês passado.

A Sercomtel Iluminação já elaborou o projeto e estará executando as obras de implantação. O custo das intervenções no local será de R$ 37.921,43, incluindo a instalação de sete postes de concreto modelo “duplo T” (dois “braços” cada uma). O contrato com a ACESF prevê a instalação de luminárias com tecnologia LED, mais eficiente e econômica, e inclui ainda a instalação de equipamentos, serviços de mão de obra, cabeamento, fornecimento de materiais e montagens, entre outros.

De acordo com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, a colocação das luminárias irá reforçar a segurança do local, inibindo a invasão, furtos e outras ações criminosas:  “Acreditamos que este investimento [colocação de luminárias] dará melhores condições de trabalho para os policiais da Guarda Municipal, uma vez que boa parte dos furtos, por exemplo, ocorre à noite”. Jaqueta lembrou inclusive que futuramente a GM contará com câmeras de monitoramento no interior do cemitério, e com as luminárias será possível obter imagens em melhores resoluções para identificação dos espaços e das pessoas.

Segundo o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, a proposta de melhorar a iluminação dos cemitérios enriquece o portfólio da empresa e oferece condições diferenciadas para a manutenção destes espaços. “Sempre consideramos esta possibilidade desde que o prefeito Marcelo Belinati nos orientou neste sentido, de atender todas as áreas relevantes da cidade. É importante para a Administração municipal manter as estruturas dos cemitérios públicos”, destacou.

Além daquelas três áreas, a ACESF estuda a possibilidade de formalizar contratos similares com a Sercomtel Iluminação para instalar LED também nos cemitérios Jardim da Saudade e São Paulo.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos