Destaques

Aulas da rede municipal começam nesta terça-feira

A expectativa é que, para este ano, sejam atendidos cerca de 45 mil alunos nas escolas municipais, CMEIs e CEIs

Após o período de férias escolares, o ano letivo de 2020 terá início nesta terça-feira (4) em toda a rede municipal de ensino de Londrina. Estão matriculados, até o momento, 42.281 alunos nas 87 escolas municipais, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), das zonas urbana e rural, e 58 filantrópicas (CEIs) conveniadas.

Os cerca de 4,8 mil professores da rede voltaram aos trabalhos nesta segunda-feira (3), em suas respectivas unidades, para participar da prática pedagógica, direcionada à formatação dos planejamentos e estratégias, bem como ao fechamento da organização curricular. Cerca de 120 novos docentes foram contratados recentemente e estão ingressando na rede municipal em 2020, para atuar em escolas e CMEIs.

As aulas começam com 32.500 estudantes no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na Educação Infantil, 9.781 crianças já estão matriculadas, sendo 4.909 nos CMEIs e mais 4.872 nos CEIs.

Segundo o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Junior Cesar Dias, a quantidade total de alunos na rede municipal aumentará no decorrer do ano. A previsão é que sejam atendidos aproximadamente 45 mil estudantes em 2020. “Muitas famílias ainda estão concluindo o processo de matrícula, ou estão em mudança de cidade ou de residência no próprio município. Também há a migração anual da rede particular para a pública. As vagas aumentam, também, por conta das novas unidades que serão inauguradas ainda este ano. Existem de 2 mil a 2.500 vagas que deverão ser preenchidas, entre todas as modalidades ofertadas pela rede municipal”, detalhou.

As vagas disponíveis na rede municipal de ensino são para as turmas de P4 ao 5º ano, do CB ao C3 (0 a 3 anos), e também para a EJA. “As famílias interessadas em realizar matrículas devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência e, em caso de não haver vagas no local, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Para a Educação Infantil, o contato deve ser com a Central de Vagas, onde é feito um cadastro prévio”, disse Dias.

Os atendimentos nas escolas municipais ocorrem, geralmente, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30, podendo haver variações. As unidades pedem para que os interessados levem seus documentos pessoais, a certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência atualizado, atestado de vacinação, e declaração de vaga em casos de transferência escolar, sendo todos os itens, de preferência, em originais.

A Central de Vagas da Educação fica localizada na Rua Benjamin Constant, 800. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30. Informações sobre a documentação necessária, entre outras dúvidas, podem ser obtidas no 3375-0235.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Junior Cesar Dias, pelo telefone 3375-0242

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos