Cidadão
Prefeitura realiza primeiro mutirão “Viver em Londrina” do ano
Parceria inédita com o SINE vai levar empresas que estão dispostas a contratar trabalhadores ao mutirão da Prefeitura neste sábado (30), no Jardim Olímpico
A primeira edição do ano do Mutirão “Viver em Londrina é Bom Demais, que acontece neste sábado (30), conta com novidades. Além dos serviços médicos, de limpeza pública entre outros, a Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (SINE) vai montar um posto de atendimento no local para contratação de trabalhadores, pelo projeto “Contrata Fácil”.
A Prefeitura de Londrina realiza o mutirão para atender a comunidade dos jardins Maracanã, João Turquino e Olímpico, na região oeste. As atividades começam às 8h e seguem até às 13h. O atendimento será feito na Escola Municipal Noêmia Avelar Malanga, que fica na rua Ginástica Olímpica, 341, esquina com a avenida Maratona. A ação é uma parceria da Prefeitura com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Associação Beneficente Galvão Bueno e outras entidades.
De acordo com a coordenadora do SINE, Neiva Sefrin, a iniciativa vai trazer, aos bairros, representantes de três empresas do ramo de construção civil, e mais a Dedic, prestadora de serviços de Call Center. Na área de construção, serão oferecidas vagas para mestre de obras, pedreiros, encanadores e eletricistas.
Além delas, a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) vai contratar 40 funcionários para atuarem como orientadores de trânsito da Zona Azul. A exigência é apenas de alfabetização, não é necessário sequer o ensino fundamental completo. A Epesmel procura trabalhadores na faixa etária de 18 a 35 anos.As próprias empresas devem aplicar o processo de seleção nos candidatos. Os interessados devem procurar o posto de atendimento do SINE, munidos de toda a documentação pessoal, principalmente a carteira de trabalho.
“O projeto descentraliza e dinamiza o processo de contratação. O SINE leva as empresas, elas fazem o processo de seleção e, se o candidato corresponder ao perfil, já sai de lá empregado”, salientou. Neiva Sefrin afirmou ainda que esta não é uma iniciativa única, e que a proposta deve se estender às próximas edições dos mutirões.
O mutirão vai realizar diversos serviços. Na área médica, como é usual, das 8h às 12h, 120 idosos pré-cadastrados pela Unidade Básica de Saúde da região (Posto do Panissa/Maracanã) deverão receber atendimento gratuito. As especialidades oferecidas são as seguintes: Ginecologia (Colpocitologia – Exame do Colo do útero, prevenção de câncer de útero) – Hospital Gastroclínica; Otorrinolaringologia – Hospital Otocentro; Cardiologia – Centro de Doenças do Coração; Oftalmologia – Hoftalon; Ultrassonografia – Ultramed e exames de Colesterol/ Glicose – Laboratórios CETEL.
Os médicos voluntários que atenderão no sábado serão o Dr. Issamu Onishi, o Dr. Luiz Carlos Miguita e o Dr. Frank Ogata. As enfermeiras e técnicas de enfermagem voluntárias são da Mater-Ter Admirabilis Caapsmel e vão auferir a pressão e verificar os dados vitais (peso/altura/pressão). Estes últimos serviços não são restritos aos idosos, podem ser utilizados por qualquer pessoa interessada.
Ainda, na área da saúde, será montada no Jardim Olímpico a Barraca da Epidemiologia, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que oferecerá orientação sobre a gripe A, dengue e outras doenças. A Associação Galvão Bueno deve comparecer com o ônibus Odontológico, sendo auxiliada por dentistas da rede municipal de saúde. No ônibus, serão oferecidos próteses e cirurgias dentárias, pequenos serviços e atendimentos.
O SESC também marcará presença, com orientação sobre nutrição e higiene pessoal, além de auferição de pressão. Ainda, coordenará o escovódromo, com distribuição de escovas de dente e orientação para as crianças. Por fim, o SENAC deverá disponibilizar corte de cabelo gratuito, com aplicação de dez técnicas diferentes.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente levará um Ônibus de Educação Ambiental, com vídeos e livros voltados ao público infantil. Além disso, haverá distribuição de mudas de plantas e cadastro dos recebedores. A Secretaria Municipal da Mulher fará distribuição de material informativo, com relação aos cursos realizados no mês de fevereiro e fará distribuição de ervas medicinais.
A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) fará atendimento, incluindo serviços de inscrição para o Programa Minha Casa, Minha Vida, e renegociação das dívidas dos mutuários. Além da Cohab, haverá um escritório jurídico, da Dra. Shiroko Numata, disponibilizando três advogados para orientação trabalhista, previdenciária e familiar.
A Sanepar vai colaborar com a tarifa social da água e instalação do bebedouro para o evento. Já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), além de realizar capina e roçagem na região nos dias 29 e 30, fará a manutenção dos pontos de ônibus, recolhimento de entulhos e limpeza do bairro em conjunto com as obras.
A Secretaria de Cultura se fará presente com a apresentação da Banda de Músicos de Londrina. A Secretaria do Idoso deverá realizar o cadastro de idosos e oferecer orientações gerais, em relação a assuntos jurídicos, benefícios, passagens gratuitas, entre outros.
A Secretaria de Assistência Social fornecerá esclarecimentos sobre o Cadastro Único, o Bolsa Família, o Programa de Transferência de Renda Municipal, e encaminhamento para a rede socioassistencial da região. O Procon oferecerá posto de atendimento no local, e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), também, deverá participar, proporcionando lazer e atividades às crianças.
A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), também prestará atendimento no Mutirão. Funcionários deverão fazer orientações sobre como manter os jazigos conservados, localização de jazigos nos cemitérios municipais, prazos para regularização de terrenos e cuidados para evitar a propagação da dengue nos cemitérios.
(Londrina, 28 de janeiro de 2010)




