Cidade

Autódromo Ayrton Senna sedia etapa de Fórmula Truck

Foi firmado um acordo que garante que a cidade receba a competição pelos próximos três anos


Pela 13ª vez em 15 anos de competição, Londrina irá sediar uma etapa da maior categoria de corridas automobilísticas do continente, a Fórmula Truck. A cidade recebe a sexta etapa da competição, no dia 22 de agosto, a partir das 15h.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Marcus Von Borstel, Londrina recebeu em primeira mão, no dia 9 de fevereiro, a confirmação da escolha da cidade como sede da competição, pela organizadora do evento Neusa Navarro Félix.
“Salientamos que vamos promover a melhor etapa de Fórmula Truck que Londrina já recebeu, em virtude da comemoração dos 75 anos da cidade e dos 15 anos da competição”, afirmou Von Borstel. Nesses 15 anos, Londrina só deixou de sediar a competição em 2006 e 2007.
No ano passado, como a administração estava diretamente envolvida com o evento, foi firmado um acordo que garante que a cidade receba a competição pelos próximos três anos. “A cidade foi prestigiada com esta etapa. Capitais como Porto Alegre, Goiânia e Fortaleza não vão receber a Fórmula Truck, mas Londrina vai”, salientou.
De acordo com o diretor, a cidade recebe cerca de 5 mil pessoas a cada edição da etapa, movimentando o turismo e os negócios da cidade. “Este ano, a F-Truck deve contar com um público entre 25 e 30 mil pessoas no Brasil inteiro”, declarou.
O autódromo Ayrton Senna recebeu investimentos para que sejam feitas melhorias na infra-estrutura, não apenas para receber esta prova, mas também outras competições estaduais e nacionais.
Fórmula Truck
A categoria existe no Brasil desde 1995, graças aos esforços de Aureliano Félix, caminhoneiro santista. A primeira tentativa de criação de uma categoria Truck no Brasil aconteceu em Cascavel-PR, em 1987. O caminhoneiro Aurélio Félix e o jornalista Francisco Santos promoveram uma corrida, mas uma fatalidade esfriou os ânimos: um acidente acabou por matar um dos competidores.
Em 1995, Aurélio faz uma nova tentativa para consolidar a categoria. Funda a Associação Nacional dos Proprietários e Pilotos de Caminhão (ANPPC), e, adotando medidas de segurança, realiza a primeira prova de exibição, em Cascavel.
Mais de 20 mil pessoas acompanharam a corrida, que contou com um grid de sete veículos e foi vencida pelo próprio Aurélio Félix. Naquele ano, Londrina, Tarumã e Goiânia receberam provas de Fórmula Truck. Oficialmente, no entanto, o campeonato só nasceu em 1996, quando a Confederação Brasileira de  Automobilismo reconheceu a entidade e a competição. Desde então, Londrina foi ponto de parada garantido em todas as edições, exceto 2006 e 2007.
Atualmente, o piloto Leandro Totti é o representante de Londrina na categoria. Ele estreou na categoria em 2006, e corre pela Mercedes. Acumula quatro vitórias em sua carreira.
(Londrina, 22 de fevereiro de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos