Cidade

Codel prorroga prazo para seleção de instrutores

 Inscrições foram prorrogadas para 12 de março; seleção é voltada a graduandos de cursos na área de informática e computação, que vão ministrar aulas a agricultores do projeto Inclusão Digital Rural


A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), prorrogou o prazo final para 12 de março, de inscrição para contratação de instrutores bolsistas, que lecionarão aulas de informática a famílias de agricultores dos oito distritos e dois patrimônios da zona rural de Londrina, dentro do projeto Inclusão Digital Rural, por meio do edital 001/2010/CODEL.
Serão selecionados dois instrutores que estejam cursando Ciências da Computação, Sistema de Informação, Processamento de Dados ou Engenharia da Computação e que conheçam os sistemas operacionais Linux e BR Office. O valor da bolsa-auxílio mensal é de R$ 300,00. Os candidatos não devem ter vínculos empregatícios e nem podem receber outra bolsa remunerada durante o contrato com a Codel.
Para concorrer a uma das vagas, o pretendente precisa preencher o formulário de inscrição, que está anexo ao edital e que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.codel.londrina.pr.gov.br, e apresentá-lo à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, situada na rua da Natureza, nº 155, no Parque Arthur Thomas, das 8h30 às 14h, junto com fotocópias do documento de identidade (RG), CPF, atestado de matrícula em instituição de ensino superior e currículo (preferencialmente o da Plataforma Lattes).
Após fazer a triagem dos currículos e documentos recebidos, a Comissão de Seleção do projeto convocará os candidatos para entrevista na sede da Secretaria de Agricultura, em 15 de março, das 9h às 12h. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 16, no site da Codel. Após o prazo de dois dias úteis para os recursos, o resultado final será lançado no Jornal Oficial do Município. Os vencedores terão carga horária de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais e devem iniciar os trabalhos no mês de abril.
O projeto
O projeto Inclusão Digital Rural é resultado da parceria entre a Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Secretaria Municipal de Educação e Sindicato Rural de Londrina (Senar).
Houve um investimento de R$ 132.300,00 por parte da Seti, utilizado para a compra de equipamentos de informática, materiais, pagamento dos instrutores bolsistas e veículos para transporte da equipe que executará o projeto. A Codel cuidou da destinação dos recursos, bem como de todo o processo burocrático para colocar o projeto em prática.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara, lembrou que a Codel imprimiu muito esforço para que o projeto de Inclusão Digital Rural se concretizasse. “O acesso à informática auxiliará os agricultores a gerir seus negócios e sua produção de maneira muito mais eficiente, por meio do manuseio de softwares de texto e planilha e pelo acesso à internet”.
O Senar colaborou com a concessão de materiais pedagógicos, enquanto a Secretaria de Educação cedeu espaços em escolas municipais rurais para realização das aulas. Já a Secretaria de Agricultura e Abastecimento ficou responsável pela coordenação e execução do projeto, cuja meta é levar a mais de 1.200 agricultores, agricultoras familiares e seus filhos de 12 anos ou mais, o acesso à informática.
A carga horária do curso é de 30 horas, divididas em 10 encontros com três horas de duração cada um. O Inclusão Digital Rural será ministrado nos oito distritos  (Espírito Santo, Guaravera, Irerê, Lerroville, Maravilha, Paiquerê, São Luiz e Warta) e dois patrimônios -Guairacá e Regina). 
O coordenador do projeto, Paulo Gonçalves da Silva, enfatizou o objetivo de levar não só a informática, mas também a gestão rural aos agricultores familiares. “Para isso, queremos contar com instrutores capacitados a levar conhecimento, a essas pessoas, com uma didática clara, que possa ser apreendida por eles sem dificuldades”, ressaltou.
(Londrina, 22 de fevereiro de 2010)
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos