Destaques

Prefeitura entra na fase final de implantação de LED nos distritos

Falta concluir apenas Lerroville, todos os demais já foram atendidos e estão com as novas luminárias em funcionamento. Sercomtel Iluminação também instalou nas vilas rurais

Praticamente todos os distritos rurais de Londrina já têm LED nas ruas – falta apenas Lerroville, que deverá ser concluído pela prefeitura nos próximos dez dias. Todos os outros, incluindo patrimônios e vilas rurais, já foram entregues pela Sercomtel Iluminação, responsável pelos projetos técnicos e execução dos serviços.

Do total de 1.833 pontos de iluminação que estão sendo modernizados em toda a zona rural, 289 estão em Lerroville. Segundo o gerente de Operações da SI, Helder de Oliveira, o trabalho mais demorado naquela localidade já era previsto e estava no cronograma pelo fato de os pontos de iluminação do local terem relés especiais que permitem controle de telegestão (à distância), por meio de sinal de internet. “É uma tecnologia nova e moderna que futuramente teremos nas outras localidades, inclusive em Londrina. A fixação destes componentes nas novas luminárias é um pouco mais complexa”, explica ele. Por enquanto, Lerroville é o único distrito com esta tecnologia.

As obras de modernização na zona rural começaram no dia 6 de janeiro. Foram beneficiados os distritos de Guaravera, São Luiz, Warta, Irerê, Paiquerê, Espírito Santo e Maravilha, e ainda os patrimônios, Guairacá, Selva, Taquaruna, Regina e Três Bocas, além das quatro vilas rurais do município, que têm um total de 157 pontos. O Heimtal também foi atendido nesta etapa, com 195 pontos.

Outras obras – Além dos trabalhos na zona rural, a prefeitura também atua na modernização da iluminação pública de regiões relevantes em Londrina. A Sercomtel Iluminação, por exemplo, está presente no mutirão “Cuidando da Cidade”, que é realizado na região norte. Ali, a empresa está colocando pelo menos mais 1.223 pontos LED e as intervenções devem levar pelo menos mais 40 dias. A SI já havia implantado 1.625 pontos naquela região no ano passado.

Foto: Vivian Honorato / Arquivo

Outras áreas que também estão com obras de implantação de LED são o Lago Igapó 2 e o Cemitério João XXIII (Jardim Higienópolis), que será o primeiro do tipo a ter luz LED no seu interior. O próximo será o São Pedro. Já no Igapó 2 as equipes da Sercomtel Iluminação estão realizando serviços na parte interna, entre o lago e as vias. Os trabalhos devem ser concluídos nas próximas semanas.

Após terminar o local, as equipes vão concluir o Lago Norte, que já recebeu trabalhos de infraestrutura para a colocação das novas luminárias. Outro lago que será modernizado posteriormente pela prefeitura e pela Sercomtel Iluminação será o Cabrinha, também na região norte.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos