Cidadão
Aproveitamento de alimentos é tema de curso
Agricultura e Mulher se unem para ministrar oficina de aproveitamento integral de alimentos na semana alusiva ao Dia Internacional da Mulher
A alimentação correta e balanceada aliada ao aproveitamento total dos alimentos para poder desfrutar de todo o seu potencial nutricional, deve ser uma das principais preocupações das pessoas. Com esse objetivo, na semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher ,8 de março, as secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento e da Mulher vão realizar o curso “Aproveitamento integral dos alimentos”, na Casa da Mulher, situada na rua Mário Bonalumi, 633, próximo à avenida São João, zona leste.
O curso vai acontecer no dia 10 de março, das 9h00 às 12h00 e deve abranger, aproximadamente, 50 mulheres. A secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, informou que a aula será direcionada para as multiplicadoras de informações das organizações comunitárias femininas. “Essas mulheres vão transmitir o que aprenderam das mais diversas maneiras, seja em uma conversa informal ou em um curso”, salientou.
A oficina vai ser ministrada pela servidora pública da Secretaria Municipal de Agricultura, Cleunice de Oliveira Rosa, que trabalha como instrutora de aproveitamento de alimentos desde 1991 na área rural de Londrina. Cleunice vai ensinar como fazer o aproveitamento máximo dos alimentos, como sobras, talos, folhas e cascas que normalmente seriam descartadas, sendo usadas na confecção de receitas saudáveis, econômicas e criativas.
O principal objetivo do curso de reaproveitamento de alimentos é contribuir para a sensibilização das participantes quanto ao uso total dos alimentos, diminuição de resíduos sólidos e estimulação do interesse para a adoção de práticas alimentares mais saudáveis. Também deve ensinar as mulheres a organizar as compras semanais para aproveitar totalmente os produtos, resultando na economia doméstica.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento será a responsável pelo fornecimento dos alimentos utilizados durante o curso.
Desperdício e reaproveitamento
O problema do desperdício de alimentos no país é um assunto grave, e isso faz do lixo brasileiro um dos mais “ricos” do mundo. O desperdício se caracteriza por qualquer alimento em boas condições fisiológicas que são desviadas do consumo para o lixo, como ocorrem nas sobras de refeições nos pratos em domicílios.
No caso das hortaliças, estudos constataram que as perdas pós-colheita são em média 35%, chegando a atingir até 40% no Brasil. A falta de aproveitamento parcial de frutos, raízes e folhas e no descarte de produtos in natura com boas condições físicas também ajudam o número do desperdício a aumentar.
(Londrina, 25 de fevereiro de 2010)