Cidade
Procon divulga pesquisa realizada em postos de combustíveis
Ao todo, 78 estabelecimentos de Londrina foram verificados pelo órgão municipal; reclamações da população sobre a categoria ainda são precárias
O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou hoje (26) uma pesquisa realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro sobre os preços dos combustíveis em 78 estabelecimentos da cidade. A medida já contabilizou a redução de R$ 0,12 em relação ao preço da gasolina e R$ 0,18 ao álcool. Os dados são referentes à pesquisa realizada em janeiro deste ano.
Segundo o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior, a pesquisa pôde ser efetuada com base em vários elementos importantes. “A medida foi aplicada em relação à redução da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CID) dos postos de combustíveis, a concorrência desleal que alguns proprietários alegam estar sofrendo e a revenda dos fornecedores de combustíveis, dentre outros”, explicou.
Carlos Neves destacou que a sociedade londrinense tem se conscientizado sobre a questão do aumento do preço dos combustíveis, mas comentou que as reclamações sobre a categoria ainda são precárias. “A comunidade local tem repudiado essa prática. Porém, as pessoas ainda cultivam aquela idéia de não aparecer quando vão reclamar no Procon. Solicitamos que a sociedade se manifeste ainda mais, podendo comparecer pessoalmnte ao órgão municipal, além de telefonar e mandar e-mails” , observou o coordenador.
De acordo com ele, o órgão municipal continuará normalmente com a fiscalização frente aos postos de combustíveis. “Temos atuado em parceria com o Ministério Público nesse caso, verificando corretamente as situações, já que temos alguns processos em trâmite”, concluiu.
O Procon está localizado na Rua Mato Grosso, 299 e atende das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Para tirar dúvidas, o consumidor pode ligar no 151.
(Londrina, 26 de fevereiro de 2010)