Cidade
Prefeito assina ordem de serviço para 1º viaduto
Em solenidade, pela manhã, Barbosa Neto e outras autoridades assinaram os documentos que liberam o início das obras do viaduto no conjunto Nova Olinda

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, disse que a população verá em todos os cantos da cidade que o município está virando um canteiro de obras. O prefeito falou ainda das demais obras, como o lançamento de 14.800 metros de asfalto, ligando por dentro da avenida Jules Verner, passando pela Galvanoplastia Londrina, e voltando por traz da LPR.
Comentou também da criação de 24 leitos na zona oeste, que dentro de 90 dias deve começar a ser construído. Por fim, lembrou do viaduto Ayrton Sena, que no início da gestão do prefeito estava em 7% construído, agora já encontra-se em 90%, com a inauguração prevista para os próximos dias. Agradeceu ao deputado federal André Vargas, pela ajuda na injeção de recursos para a cidade.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Marcelo Teodoro, falou que a obra no conjunto Nova Olinda é solicitada há tempos pela população e que o término da execução da obra está previsto para seis meses. O projeto será construído pela empresa Tengel Engenharia. “Estamos trabalhando com outros projetos em Londrina, e em breve vamos divulgar novos benefícios para a população”.
O engenheiro representante da superintendência regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Carlos Beluzzi, explicou que as linhas férreas federais são de responsabilidade do DNIT, e cabe a eles o acompanhamento e a fiscalização de todas as obras que envolvam recursos federais em alguma estrada de ferro. O engenheiro pediu a compreensão dos moradores devidos aos transtornos que vão ocorrer conforme o desenvolvimento da obra, mas que isso é necessário para as melhorias.
O vereador Sebastião dos Metalúrgicos disse ter duvidado do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, quando ele disse que vai construir oito viadutos durante o mandato. Mas com a obra do Nova Olinda, o vereador falou que está vendo acontecer a promessa do prefeito. O vereador Padre Roque falou sobre o árduo trabalho enfrentado pelos governantes, que vai muito além de uma assinatura.
O deputado federal André Vargas falou sobre a determinação do governo federal em enviar uma equipe técnica para o Paraná, com o intuito de dar início às obras da Transboiadeira, que fará a ligação de algumas cidades como Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Maringá, entre outras. O deputado elogiou o prefeito Barbosa Neto pela iniciativa, junto com ele, para os investimentos na cidade.
O motorista de ônibus, Sergio Antonio Rodrigues, 41, falou que o planejamento do viaduto foi bem feito, e que isso vai valorizar a região e trazer segurança para os moradores, “aqui, as pessoas muitas vezes têm que pular o trem que fica parado no trilho”, salientou. A ambulante Sara Campus, 32, salientou a facilidade do tráfego seguro dos moradores para outras regiões e o descongestionamento das avenidas Winston Churchill e Rio Branco.
Entre os presentes estiveram engenheiro chefe da Tengel, Carlos Maurício Richard; os vereadores Lenir Candida de Assis e Eloir Valença (PT); Ivo de Bassi (PTN); Jairo Tamura (PSB) e Tito Valle (PMDB).
(Londrina, 1º de março de 2010)
Foto:Luiz Jacobs