Cidade
Barbosa governa prefeitura com 50 cargos comissionados
Prefeito reforçou seu compromisso de campanha de gerir a prefeitura com 50 cargos externos; “Nós não podemos colocar quem está na administração pública como cargo comissionado”, disse o prefeito
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, durante a entrevista coletiva, da última quinta-feira (dia 25), fez questão em seu pronunciamento, de confirmar a governabilidade do município com apenas 50 cargos de confiança, conforme prometido durante a campanha.
“Vamos novamente reforçar aquele compromisso nosso emblemático em relação aos 50 cargos comissionados. Temos que agradecer aos funcionários de carreira e as 50 pessoas externas, que estão participando da nossa administração”, discursou. “50 eu reforço. Quem faz outra conta tem que voltar para a escola para aprender matemática. São 50 cargos na administração direta e indireta contra 183 cargos que havia aqui”, completou.
Barbosa explicou a diferença entre os cargos em comissão externos e os servidores de carreira que assumem posições de chefia ou de secretários. “Nós não podemos colocar quem está na administração pública como cargo comissionado. Ele está assumindo o cargo e, em alguns casos, com ônus porque o salário de secretário às vezes é menor inclusive do que o seu salário. Quando ganha menos, há uma complementação salarial, mas quando sai do cargo não há gastos com rescisão”, afirmou. “Temos diversos casos aqui na nossa administração, mas por dedicação, por amor a cidade e por compreensão do nosso espírito estão fazendo parte da nossa administração”, disse ao referir-se aos 32 funcionários de carreira que hoje estão em cargo de comissão.
O prefeito lembrou que a economia trazida aos cofres públicos com a não nomeação dos cargos comissionados, em 2009, foi em torno de R$ 4 milhões. “Foi graças a esta economia que encontramos dinheiro para poder, por exemplo, aumentar o repasse para as creches e entidades filantrópicas. Graças à economia que fizemos, reduzimos as despesas, cortamos o custeio. Cortamos na carne como nenhum outro prefeito fez”.
Durante a entrevista coletiva, foi distribuído o estudo realizado pela prefeitura de Londrina que compara o número de cargos comissionados do município com cidades do mesmo porte. De acordo com a pesquisa, Campinas tem 480 cargos comissionados externos; Curitiba, 448; Joinville, 368; Maringá, 260; Ribeirão Preto, 253 e Sorocaba, 165. A lista completa dos cargos em comissão está no link Transparência Londrina, na página da prefeitura www.londrina.pr.gov.br
(Londrina, 2 de março de 2010)