Cidadão
Funcart traz palestra e workshop para Londrina
Escola Municipal de Teatro promove, neste mês, eventos gratuitos e programação diversificada com o maior grupo de teatro de rua do Brasil, o “Ói nóis aqui traveiz”
A Tribo de Atuadores “Oi nóis aqui traveiz” é hoje o maior grupo de teatro de rua do país, tendo iniciado suas atividades em 1978, em Porto Alegre (RS). Por meio da Escola Municipal de Teatro da Funcart, o grupo vem a Londrina nos dias 16, 17 e 18 de março, para apresentar um espetáculo, ministrar uma palestra e oferecer workshop a todos os interessados.
A peça encenada será “O Amargo Santo da Purificação – Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida, Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella”. Foi escrita em 1979, e é definida pelo grupo como “criação coletiva baseada em Sartre, Allen Ginsberg e Renato Tapajós”. Teve sua exibição censurada pela ditadura à época, por tratar da guerrilha no país, contando a história do socialista baiano Carlos Marighella, que enfrentou duas ditaduras, a de Getúlio Vargas e a militar, até ser assassinado por esta última, em 1969.
O espetáculo inicia em cortejo, saindo do Cine Teatro Ouro Verde, e parando em frente ao Banco do Brasil. A encenação começa às 16h do dia 16 de março, e a peça tem cerca de 1h20 de duração. O grupo se diferencia pela riqueza visual das apresentações, contando com um carro alegórico e figurinos impressionantes, além de utilizar uma linguagem bastante popular, dirigida às pessoas que não freqüentam teatro.
A palestra “Ói Nóis Aqui Traveiz – 32 anos: O Teatro de Rua no Brasil” será ministrada na Escola Municipal de Teatro Funcart, no dia 17, a partir das 19h. De acordo com a produtora da Escola, Fernanda Fernandes, o grupo vai conversar com os presentes sobre o seu histórico desde a fundação em 1979, abrangendo as várias iniciativas realizadas durante este período. Também estão na pauta comentários sobre o processo de produção, que, segundo o próprio grupo, é baseado em trabalho coletivo e solidariedade, tanto na produção das atividades teatrais quanto na manutenção do espaço. Os colaboradores do “Ói nóis aqui traveiz” vão comentar ainda todas as peças e trabalhos já feitos pelo grupo.
No dia 18, o trabalho é mais direcionado: os atores ministrarão um workshop, intitulado “Teatro de Rua – Uma vivência com a Tribo”. Serão abordadas as especificidades do teatro de rua, que exige pré-disposição para lidar com imprevistos e uma linguagem corporal e verbal capaz de prender a atenção dos transeuntes. Durante quatro horas, a partir das 14h, a oficina investigará o movimento e a voz para a ampliação do corpo do ator e a ocupação do espaço urbano. Esta oficina tem 30 vagas disponíveis, e é voltada a profissionais e amadores que já tenham conhecimentos prévios sobre atuação teatral.
A programação é a primeira do ano, na série programada para a comemoração dos 15 anos da Escola Municipal de Teatro. De acordo com Fernanda Fernandes, está sendo programado um calendário bastante diversificado, que amplie ainda mais o leque de atividades desenvolvidas pelo grupo. Tanto a palestra quanto o workshop acontecerão na sede da Escola Municipal de Teatro Funcart, que fica na rua Acre, 315. Todas as atividades são gratuitas, mas é preciso se inscrever, na própria Escola de Teatro. Para mais informações, o telefone é 3323-0945.
(Londrina, 3 de março de 2010)




