Cidadão
Barbosa Neto dá posse ao Conselho de Igualdade Racial
28 membros titulares e 28 suplentes de sociedade civil e poder público assumem o posto para promover políticas de promoção da igualdade

Hoje (dia 15), o prefeito Barbosa Neto assinou o decreto nº. 249, que nomeia 28 membros titulares e 28 suplentes, sendo 13 da sociedade civil organizada, representantes étnicos, religiosos e 15 do poder público, para formar a segunda gestão do conselho, válida pelo biênio 2010/2011. À solenidade, compareceram a assessora de assuntos federativos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), Maria do Carmo da Silva; a coordenadora regional de PIR, Maria de Fátima Beraldo, os vereadores Tito Valle (PMDB), Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) e Roberto da Farmácia do Vivo (PTC).
Durante a cerimônia, Barbosa Neto lembrou da relevância do novo feriado municipal pela Consciência Negra, sancionada por ele no ano passado. “Isso não é suficiente. Precisamos promover eventos e homenagens para celebrar essa data”, afirmou. O prefeito destacou a promoção da igualdade racial como “de significado importante e especial” e concluiu: “somos todos iguais e irmãos, independente de cor, etnia ou religião. Não temos que nos apegar pelas nossas diferenças, e sim nos unir em nossas semelhanças”, declarou.
A assessora do Seppir-PR, Maria do Carmo da Silva, declarou ser importante tratar das questões de políticas raciais como políticas de estado. E salientou a importância do cargo de conselheiro da CMPIR. “Não basta ocupar o posto. É preciso empenho para enfrentar as muitas adversidades que serão enfrentadas. E aí, vai depender da determinação de cada um”, disse Maria do Carmo da Silva, que presenteou Barbosa Neto com um livro que conta a história de 25 anos do Movimento Negro no Brasil.
O vereador Tito Valle, que também é membro do conselho, destacou a trajetória de Londrina na promoção da equidade racial como “muito bonita”. O vereador discursou sobre a importância dessa política. “Quanto mais promovermos a igualdade entre as pessoas, mais caminharemos rumo a um país melhor”. No final da solenidade, o documento “Londrina, cidade de todas as raças: políticas do Estado pela promoção da igualdade racial”, que norteia as ações do CMPIR, foi entregue ao novo conselho.
A assinatura de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi um adendo ao Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), que ocorre em Londrina entre hoje e amanhã (dia 16), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), que promoverá discussões acerca do assunto aos três estados da região Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
(Londrina, 15 de março de 2010)
Foto:José Otávio