Cidade
APMF de colégio estadual coordena projeto de basquete
Associação do Colégio Estadual Padre Wistremundo Garcia, venceu concorrência pública e será responsável pelo basquete feminino do Projeto Juventude em 2010
A Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia, localizado no parque Ouro Verde, irá gerenciar o basquete feminino do Projeto Juventude de Londrina. A APMF venceu a concorrência pública da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) no último dia 12 de fevereiro e irá coordenar a modalidade em todas as competições programadas para 2010. O Juventude é dividido no edital por gênero e outras organizações ficaram responsáveis pelo basquete masculino.
Marival Júnior, coordenador do projeto, declarou que a intenção é dar continuidade ao trabalho feito até o ano passado pela Liga Metropolitana de Basquete (LMB), massificando o basquete feminino em Londrina e, consequentemente, aumentar a quantidade de crianças e adolescentes que praticam o esporte na cidade. “Em virtude disso, instalamos pólos em regiões distintas da cidade e um pólo central para que outras atletas possam treinar, representando assim a cidade em competições regionais e estaduais’’, explicou.
O projeto, segundo o coordenador, já conseguiu cumprir a meta de instalar dois pólos de basquete feminino nos colégios Wistremundo e Newton Guimarães e conta também com um pólo no Iate Clube de Londrina. “O Colégio Estadual Dr Gabriel Carneiro Martins é outra unidade que ainda deverá receber a ação”, informou Marival.
De acordo com ele, toda a organização das competições, a partir de agora, ficarão sob a responsabilidade da APMF do Wistremundo. “Nosso papel é planejar as questões referentes à participação das atletas nos campeonatos. Porém é importante ressaltar que todos os recursos que obtemos são provenientes da FEL”, comentou.
O coordenador esclareceu ainda que a coordenação do projeto deve acompanhar a atleta na escola. “Caso a aluna não esteja com o seu desempenho escolar bom, é feito todo um acompanhamento para que esta possa melhorar suas notas. Tudo isso é realizado visando que as atletas tenham plenas condições de representar a cidade nos campeonatos”.
Marival Junior informou que as atletas que desejam treinar basquete e que são nascidas entre 1992 e 1995 devem ligar para o celular 9945-6344 ou enviar mensagem no endereço eletrônico lumavibe@pop.com.br e as que nasceram a partir de 1996 devem entrar em contato com o professor Paulo Vasconcelos pelo telefone 9977-6615 ou pelo e-mail paulossvas@hotmail.com.
As categorias menores, que compreendem as competidoras nascidas a partir de 1996, têm aulas da modalidade no Newton Guimarães, as terças e quintas-feiras, das 18h às 20h30, e no colégio Wistremundo, também as terças e quintas-feiras, das 18h às 20h. No Iate Clube o projeto atende as categorias de base, das 14h30 às 15h, e as atletas nascidas entre 1992 a 1995, das 17h às 18h, às segundas, quartas e sextas-feiras.
O coordenador do Projeto Juventude concluiu que, dentre os torneios programados para este ano, a participação das equipes está prevista nas seguintes competições: Torneio Início LMB 2010, Campeonato Municipal LMB 2010, TORNESCOLON, Jogos Colegiais do Paraná, Jogos da Juventude do Paraná (fases final e regional), fases regional e final da Federação Paranaense de Basketball, além de quadrangulares e amistosos na região e no Paraná.
O Projeto Juventude de basquete feminino é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio da FEL, além do Colégio Portinari, Academia Performance e Restaurante Beef House.
(Londrina, 16 de março de 2010)