Cidadão

Dívidas de Mutuários da Cohab ainda podem ser renegociadas

Regularização continua em vigência e poderá ser efetuada até o dia 30 de julho; mais de 2.000 mutuários já estão em processo de quitação dos débitos


O Programa de Renegociação de Dívidas dos Mutuários da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), prorrogado pelo prefeito Barbosa Neto em janeiro, continua em vigor até o dia 30 de julho. Até o momento, 27.000 atendimentos já foram prestados pela companhia por conta do assunto, com 1.359 casos negociações já ratificadas e outras 1.000 em andamento.
De acordo o diretor Administrativo-Financeiro da Cohab, Ubirajara Mariani, o foco atual do programa de renegociação de dívidas, em vigor desde agosto do ano passado, é mobilizar pessoas com mais de 100 prestações da casa própria atrasadas. “Eles devem  procurar a Cohab para quitar o saldo devedor, bem como resolver pendências de condomínios residenciais com o órgão. Para negociar, é preciso que o mutuário esteja em dia com o IPTU e condomínio”, lembrou. A partir disso, o total da dívida pode ser reparcelado em até 300 meses, com taxas de juros de 4,5% ou 6% ao ano, de acordo com a localização do imóvel.
Segundo o diretor administrativo-financeiro da Cohab, Ubirajara Mariani, o método adotado anteriormente atrasava o processo de renegociação, pois o possuidor do imóvel tinha de apresentar a documentação do antigo proprietário, o que muitas vezes já se tinha perdido. Com o atual programa, somente os documentos do atual dono o tornam apto a negociar o saldo devedor.
“A simplificação conseguida pelo Programa de Renegociação de Dívidas dos Mutuários visa oferecer melhores condições para o contribuinte. Porém, é necessário que este procure a Cohab para regularizar sua situação o mais rápido possível. Já temos algumas ações sendo desenvolvidas na Justiça, já que muitos não saldaram as dívidas. Há risco dos mutuários até perderem os seus imóveis’’, observou Mariani.
Para obter informações sobre o programa e a renegociação de dívidas com a Companhia de Habitação de Londrina, basta entrar em contato pelo telefone 3315-2277, ou pela página da prefeitura, www.londrina.pr.gov.br. A Cohab também atende ao público pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, na rua Pernambuco, nº. 1002.
(Londrina, 16 de março de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos