Cidade

Londrina bate recordes na geração de empregos em fevereiro

Após um janeiro de estatísticas muito acima da média, fevereiro supera expectativas novamente e alcança o melhor índice já registrado pelo Caged para o mês


A cidade de Londrina fechou o mês de fevereiro com o mais alto saldo de empregos (número de empregos criados menos o número de pessoas demitidas) desde o ano 2000, contabilizando 8.356 admissões, e 6.501 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.855 empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que computa desde maio de 1999 os índices de geração de empregos nas cidades de todo o país.
O índice londrinense representa um aumento de 1,41% em relação a janeiro deste ano; e de 64% em relação a fevereiro do ano passado. O saldo acumulado neste ano (saldo de empregos de janeiro somado ao de fevereiro) ultrapassa as 3.000 admissões, e consiste em um aumento total no número de empregos na casa de 2,5%. O saldo de fevereiro só perde nos registros do Caged em Londrina para o mês de agosto de 2003, que fechou com um saldo de 2.490 vagas.
O setor que mais contratou foi, disparado, o de serviços, com um saldo de 1660 empregos gerados. A construção civil vem logo em seguida, com saldo de 189, e no encalço, a indústria de transformação, com saldo de 164 empregos. O comércio fechou o mês com saldo negativo de empregos (-215), mas, de acordo com a diretora da Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Neiva Sefrin, esse fenômeno já era esperado, devido ao desligamento dos funcionários temporários.
Neiva atribui o aumento da oferta de empregos à política coerente da atual administração da cidade. “Londrina está em plena expansão. A atual gestão atraiu investimentos significativos, de grande porte para a cidade, como a empresa de call center Dedic, mas sem deixar de apoiar os micro-empreendimentos, as pequenas empresas”, frisou.
“A cidade está dinâmica, por conta das várias obras que movimentam o setor da construção civil. A meta do prefeito Barbosa Neto é de que este seja o melhor ano de todos os tempos em geração de empregos para o município. O que está acontecendo agora nada mais é do que o cumprimento das metas da gestão”, atestou a diretora do Sine. “É tudo resultado de uma boa estratégia: o emprego desenvolve a cidade, dinamiza a economia, melhor a auto-estima do trabalhador, oportuniza o acesso a direitos e à cidadania”, avaliou.
Brasil tem recorde histórico
Os dados do Caged mostram que Londrina está alinhada com o bom momento que vive a economia nacional. Em todo o país, o saldo de empregos criados ficou em 209,4 mil, fazendo com que 2010 batesse recordes nacionais para o mês de fevereiro desde o início dos registros. O primeiro bimestre do ano, considerando os números de janeiro e fevereiro, também apresentou um novo recorde para o país: contabilizou a criação de 390,8 mil postos de trabalho. Também em nível nacional o setor que mais gerou empregos foi o de serviços (85,6 mil vagas abertas), seguido pela indústria de transformação (63 mil vagas) e pela construção civil (34,7 mil vagas).
(Londrina, 17 de março de 2010)
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos