Cidadão

Fórum sobre Igualdade Racial põe Londrina em destaque no país

Encontro contou com participação de assessora de Secretaria Nacional de Igualdade Racial, e apontou caminhos para melhor promover políticas na área


O principal objetivo do Encontro Regional do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), iniciado na segunda-feira (dia 15) e encerrado ontem (dia 16), foi o levantamento das principais dificuldades encontradas pelos estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) para a promoção de tais políticas, bem como o apontamento de soluções a esses impasses.
Assim, o encontro, que contou com a participação da gerente de projetos do Fipir e assessora de assuntos federativos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), Maria do Carmo da Silva, da coordenadora de Políticas de Igualdade Racial (Pir), Maria de Fátima Beraldo e de representantes de nove municípios paranaenses e sete catarinenses que fazem parte do Fórum, promoveu debates e já conseguiu alguns avanços.
Maria de Fátima Beraldo, coordenadora de PIR da região Sul e membro do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Londrina (CMPIR), destacou que a principal medida foi a proposta de um curso de capacitação para gestores e membros técnicos que estejam envolvidos com PIR municipais, a fim de que eles aprendam a elaborar corretamente projetos de promoção de igualdade racial a serem financiados pelo governo federal.
“Só no ano passado, cerca de R$ 8 milhões de recursos que eram destinados à promoção da igualdade racial foram devolvidos, em todo o Brasil, porque muitos projetos são feitos de maneira errada, ou simplesmente falta informação a respeito da possibilidade de uso desse dinheiro”, observou Beraldo.
A coordenadora informou que o curso será financiado pelo Seppir e deve ocorrer em 9 e 10 de abril de 2010, em Santa Catarina (a cidade de Itajaí é a mais cotada) e vai envolver 60 participantes, 30 do Paraná e 30 do estado catarinense. “Cada estado convidará 20 gestores e membros de PIR das cidades que já aderiram ao Fórum e 10 representantes da sociedade civil organizada”, disse.
Os participantes poderão repassar os conhecimentos apreendidos no curso em suas regiões, para formar uma cadeia que alastre as informações e torne melhor o aproveitamento do dinheiro destinado às políticas de equiparação racial, conforme explicou Maria de Fátima Beraldo. “Queremos que esses recursos não fiquem parados, que sejam usados em campanhas para fim do racismo, da discriminação e do tratamento igual entre raças”, declarou a coordenadora de PIR da região Sul.
Outro ponto salientado por ela é a definição de uma agenda conjunta de eventos entre os três estados, o que, segundo Beraldo, ajuda as atividades a ganhar maiores proporções e mais visibilidade. Por fim, Maria de Fátima Beraldo avaliou positivamente o encontro e reafirmou a posição de liderança que Londrina ocupa atualmente no âmbito nacional de discussões sobre políticas étnicas e raciais. “A assessora do Seppir, Maria do Carmo da Silva, ficou muito impressionada com o empenho de nossa cidade em promover a igualdade racial e, em especial, ao suporte que o movimento recebe do prefeito Barbosa Neto, apoio esse que é muito difícil de ser encontrado em outras cidades do país”, concluiu.
(Londrina, 17 de março de 2010)
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos