Feira Arte na Praça acontece em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
A exposição terá sua quarta edição neste sábado e abordará, além da venda de produtos feitos à mão, diversas atividades

O Movimento de Economia Criativa de Londrina, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), irá realizar, neste sábado (7), das 16h às 21h, a quarta edição da Feira Arte na Praça. A iniciativa faz parte do calendário de ações, promovido pela SMPM para o Mês da Mulher, e visa contemplar o trabalho de artesãos londrinenses, por meio da exposição e venda de produtos feitos à mão. O evento vai ocorrer na Praça Júlio Amaral Neto, localizada entre a Avenida Higienópolis e a Rua Santiago, próximo ao Mercado Guanabara.
Na oportunidade deverão comparecer cerca de 60 expositores. Dentre os itens apresentados estão roupas autorais, decorações, cosméticos naturais, artes visuais, artigos infantis e acessórios. Haverá, ainda, uma praça de alimentação, que contará com bolos, tortas, quitutes veganos e vegetarianos, brigadeiros, salgados e alimentação natural. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, explicou que a feira faz parte das ações da pasta, visto que “apoiar as iniciativas de geração de renda é uma das prioridades da SMPM, como estratégia para incentivar o empreendedorismo e a autonomia financeira das mulheres.”
Segundo a coordenadora do Movimento de Economia Criativa, Maria Zanata, o propósito desta edição é valorizar o Mês da Mulher. “O evento tem a ideia de conectar a arte do feito à mão com espaços públicos, estimulando a cultura de feiras artesanais. Além disto, nesta edição, o objetivo é prestar uma homenagem ao Mês da Mulher. No nosso coletivo de artesãos cerca de 90% dos participantes são mulheres. Muitas destas têm no artesanato sua única fonte de renda familiar. A intenção, portanto, é valorizar este público”, disse.
Além dos expositores do Movimento de Economia Criativa, o evento também terá a participação de quatro mulheres do projeto Arte Mulher. Esta é uma iniciativa, promovida pela SMPM, com o objetivo de realizar feiras artesanais, no calçadão da cidade, durante os primeiros 15 dias de cada mês. A ação é destinada apenas a mulheres acima de 18 anos.
A fim de animar a festa, a exposição vai contar com a participação dos músicos, Augusto Medalha e Rodrigo Fortes, para uma apresentação de MPB. O evento ainda irá oferecer, gratuitamente, uma atividade de alongamento com dinâmica, ministrada pelas artesãs, Juliana Cabral e Rosana Marim e uma prática de yoga aplicada pela naturoterapeuta, Silvia Bachstein.
Contando com um espaço infantil para o divertimento das crianças e banheiros químicos para o uso da população, a feira será aberta a todo o tipo de público e os produtos irão variar de R$ 2,00 a R$ 200,00. Anteriormente, a mesma atividade já havia acontecido nos dias 23 de novembro, 7 de dezembro e 15 de fevereiro. Já a próxima edição está marcada para 18 de abril.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do Movimento de Economia Criativa, Maria Zanatta, pelo telefone, 99956-7329.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com