Cidadão
Unidade da Biblioteca Municipal comemora 14 anos
Biblioteca Ramal Vila Nova desenvolve diversas ações com a comunidade local há 14 anos; informatização do acervo é próxima ação a ser executada na unidade
Com um acervo de seis mil títulos e atendendo cerca de 500 pessoas por mês, a Biblioteca Ramal Vila Nova completou 14 anos na última sexta-feira (12). A unidade, integrada a Biblioteca Pública Municipal, vem desenvolvendo diversas ações culturais com a comunidade local.
Segundo a coordenadora da Biblioteca Ramal, Jane Cristina Marcucci, um dos exemplos foi o trabalho elaborado juntamente com crianças de 7 a 10 anos do Colégio Estadual Rui Barbosa, que fica no próprio bairro. “Colocamos à disposição dos alunos alguns jogos educativos e desenhos para colorir. Acreditamos que, executando ações desse tipo, criamos um vínculo com os moradores da Vila Nova, já que a instalação de uma biblioteca na região foi reivindicação da própria comunidade”, comentou.
De acordo com ela, a política de descentralizar os projetos que a Biblioteca Pública elabora é benéfica para a unidade. “A informatização do nosso acervo, por exemplo, é um trabalho que será executado tanto na região central como aqui no nosso bairro, possibilitando mais rapidez e agilidade no atendimento. Portanto, essa ligação com a biblioteca central é muito importante”, ressaltou.
Para o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson José da Silva, a presença de uma unidade, no caso da Vila Nova, acaba não só atendendo a demanda da população local, mas também criando um ambiente cultural em outras regiões da cidade. “Nosso objetivo é contribuir para a orientação profissional de jovens, difundir a cultura e todos os seus elementos nos moradores, além de estimular o hábito de leitura”, observou o diretor.
A Biblioteca Ramal Vila Nova fica na praça Nossa Senhora Aparecida, na rua Purus, nº 45, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone 3329-6993.
(Londrina, 18 de março de 2010)