Cidade
Comissão de Londrina conhece parque industrial de Joinville
Ação é resultado de intercâmbio que já promoveu a visita de comissão da cidade catarinense para conhecer o Parque Tecnológico de Londrina em agosto de 2009
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), realizou, na última terça-feira (16), uma visita com 21 empresários à cidade de Joinville (SC). O grupo foi recebido pelo prefeito Carlito Merss e pelo secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side), Eni Voltolini.
O objetivo da visita foi promover a troca de experiências e observar os métodos de trabalho que estão sendo executados no município catarinense, como por exemplo, a instalação de barracões industriais numa área de 200 mil m². Conforme informações colhidas pela comissão, o local desses estabelecimentos pode ser locado por qualquer indústria para desenvolver seus trabalhos e gestão dos negócios.
Segundo o presidente do Sindimetal, Valter Luiz Orsi, o projeto, caso seja implantado em Londrina, traria muitos benefícios para a cidade. “Lá em Joinville, por exemplo, esses barracões onde diversas empresas estão instaladas empregam atualmente cerca de 4.500 trabalhadores. Para se ter uma idéia do sucesso dessa ação, empresas de ponta da Europa têm procurado os estabelecimentos para executar seus trabalhos, gerando renda e emprego para o município”, ressaltou.
De mesma opinião é o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Marcus Von Borstel, que foi o representante da administração municipal no encontro. De acordo com ele, o intercâmbio entre as duas cidades é muito importante para o crescimento econômico entre ambas. “Um exemplo disso é a entrega, que fizemos ao prefeito de Joinville, de um manual de 42 indicadores de desenvolvimento do Fórum Desenvolve Londrina com as ações que temos realizado em diversas áreas industriais”, destacou o diretor.
Von Borstel comentou também sobre a visita que o secretário Eni Voltolini fez a Londrina em agosto do ano passado. “O secretário, além de elogiar a estrutura de trabalho que temos na Codel, levou para Joinville o projeto do Parque Tecnológico, que já implantamos aqui na nossa cidade. Essa é uma prova não só da eficiência dessas visitas, mas também da influência no aspecto do desenvolvimento econômico que Londrina tem exercido em outras regiões”, concluiu.
(Londrina, 18 de março de 2010)