CALMA promove primeiro encontro de 2020 nesta quarta-feira
A reunião acontece com foco na pesquisa de dissertação de mestrado da coordenadora do Banco de Leite Humano, do HU, Letícia Costa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA), irá promover, nesta quarta-feira (11), a partir das 14h, uma reunião com o tema “Efeito da música nos níveis de estresse e na produção láctea em mães de recém-nascidos pré-termos”. Este será o primeiro encontro mensal do comitê, em 2020. O evento ocorrerá no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor, localizado na Rua Dom Bosco, 145.
Qualquer pessoa pode comparecer, gratuitamente, ao debate. Porém, o público-alvo são os representantes das instituições de ensino, pesquisa e assistência, que constituem o CALMA. Cerca de 20 a 25 pessoas são esperadas na ocasião.
A mediadora da discussão será a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano, do Hospital Universitário da Região Norte do Paraná (HU), Letícia Costa, que irá apresentar, por meio de um momento científico, o resultado da sua pesquisa de dissertação de mestrado. “Devido às dificuldades que observamos nas unidades neonatais, a produção láctea das mães nem sempre é suficiente para suprir a demanda dos recém-nascidos. Seja porque o bebê não está sugando corretamente ou devido a situações emocionais. A minha pesquisa teve como objetivo, portanto, verificar a intervenção musical em casos deste gênero. Por meio dos testes realizados foi possível notar um aumento médio de 25% na produção de leite e uma diminuição de 56% no nível de estresse e ansiedade das mães que sofreram a ação da música”, disse.
A reunião ainda contará com um momento de avaliação das atividades promovidas pelo CALMA, em 2019. “Aqui é onde a gente discute o que foi desenvolvido no ano anterior e o que pode ser feito para as próximas reuniões. É um momento para que nós possamos estar levando discussões importantes sobre o aleitamento materno para os profissionais de saúde”, destacou a enfermeira da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Lilian Poli de Castro.
O Comitê – Instituído em 1995 pela Secretara Municipal de Saúde, o CALMA tem por objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no município. Com reuniões mensais, o comitê discute temas relevantes com os profissionais de saúde, organiza e desenvolve atividades nas Semanas Mundiais de Aleitamento Materno no município, promovendo cursos, pesquisas e ações junto à comunidade.
Atualmente, integram o comitê 22 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, públicas, privadas e filantrópicas, como a maternidade municipal, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades e profissionais autônomos. Também participam grupos de apoio ao aleitamento, Pastoral da Criança, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outros.
Outras informações podem ser obtidas com a enfermeira da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Lilian Poli de Castro, através do telefone (43) 3372-9825.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com