Cidade

Questões ambientais necessitam da participação da população

A prefeitura de Londrina e o  Instituto Ecometrópole, divulgaram hoje a carta de chamamento e Termo de Compromisso da população com as causas ambientais


Em comemoração ao dia Mundial da Água e das Boas Práticas Ambientais, a prefeitura de Londrina e o Instituto Ecometrópole divulgaram hoje (23) o Termo de Compromisso e a carta de chamamento aos moradores da cidade para que se unam às causas ambientais, e desenvolvam ações voluntárias, sem necessariamente esperar soluções dos poderes públicos. Os documentos estão disponíveis na página do instituto, através do link do Ecometrópole, no site da prefeitura – www.londrina.pr.gov.br.
De acordo com o material de divulgação do programa, a carta deve motivar os cidadãos às boas práticas – seja varrendo a frente do próprio imóvel, eliminando o hábito de jogar lixo no chão, fazendo a coleta seletiva, adotando um bueiro para cuidar, evitando práticas inadequadas em obras ou se readequando em situações que causem danos ambientais.
No outro documento, o Termo de Compromisso para a construção da Ecometrópole, dez táticas ambientais são sugeridas à população como forma de reduzir o impacto de cada um no ambiente. Entre as orientações está a prática colaborativa com Londrina, como o plantio ou financiamento de pelo menos, duas árvores por ano para cada membro da família como forma de compensar minimamente as emissões individuais de carbono. Outro indicativo é dar preferência às compras de produtos ambientalmente responsáveis e à agricultura orgânica e local, assim como reduzir o uso das sacolas plásticas descartáveis e adotar alternativas para compras em supermercados e feiras.
O secretário municipal do Meio Ambiente (Sema), Carlos Levy, explicou que hoje pela manhã, na reunião com secretários e outras entidades públicas, foram apresentados, além do convite e do termo de compromisso, as iniciativas a serem tomadas para dar suporte ao relançamento do programa do Serviço Ambiental Voluntário (Salvo), que se dará através de uma reunião entre os antigos voluntários do SALVO, no domingo no Lago Norte.
Levy informou também que nesta quinta-feira (24) será definida uma comissão para determinar as diretrizes a serem tomadas para a criação do programa Selo Azul, que vai categorizar os imóveis que cumprem com o dever de cuidar do meio ambiente, incluindo até mesmo os grandes geradores, que contribuírem para diminuir a quantia de lixo jogado na natureza, através da reciclagem. De acordo com o secretário, os imóveis que receberem o Selo Azul, têm possibilidade de incentivo tributário.
O secretário contou ainda que todas as secretarias estão envolvidas com o projeto de alguma forma. “A Educação está inserida através dos projetos de compostagem nas escolas, e a Obras, pela aprovação dos projetos com um espaço de áreas permeáveis e arborização”, evidenciou o secretário.
Todas essas atividades fazem parte do Programa Ecometrópole, com iniciativas de gestão conjunta entre todas as Secretarias da Prefeitura, Organizações Não Governamentais (ong’s), escolas, igrejas e toda a sociedade londrinense que cria ações para tentar diminuir o impacto do homem na natureza e também nas finanças do Estado.
O ambientalista e um dos articuladores do Programa, João das Águas, falou que essa semana será destinada a difusão, conscientização e estímulo para o envolvimento da população nas boas práticas ambientais. Durante todos os dias, serão divulgados os eventos diários para que os londrinenses conheçam os projetos que são desenvolvidos na cidade.
Para o ambientalista, o maior desafio do Ecometrópole é a conscientização dos adultos que foram condicionados a esperarem das administrações públicas respostas aos problemas que são  de cada um. “Quando as pessoas ligam para a Prefeitura solicitando o desentupimento dos bueiros, é necessário saber quem causou o entupimento, e quais medidas os moradores podem tomar para que o caso não ocorra novamente”, exemplificou João das Águas.
Confira a agenda para hoje e amanhã. A programação completa está disponível no endereço www.ecometropole.org ou   no link Ecometrópole, em destaque na página da prefeitura, www.londrina.pr.gov.br .
Segunda-feira (22)
Dia Mundial da Água: Divulgação do Termo de Compromisso e da carta de chamamento no Gabinete da Prefeitura de Londrina, às 8h00.
Apresentação oficial do primeiro super herói de Londrina, o Pé-Vermelho,  na Revistaria Odisséia, localizada na rua Senador Souza Naves, 307, às 14h30.
Terça-feira (23)
Dia das áreas verdes e da infiltração de água da chuva: plantio de 15 mil mudas no parque Fazenda Refúgio, a partir das 9h30.
Divulgação do “poste verde”, das calçadas verdes com grama e trincheira de infiltração e equipamentos importantes para conter água da chuva, poluição.
(Londrina, 22 de março de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos