Cidade
F3 Sulamericana tem etapa confirmada em Londrina
Tradicional categoria de monopostos, que serviu de base para diversos pilotos brasileiros de sucesso internacional, ocorrerá em Londrina e está prevista para outubro
A Organização da Fórmula 3 Sulamericana confirmou hoje (dia 25), durante a coletiva semanal do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, a realização de uma das nove etapas que a categoria terá este ano na cidade, no autódromo internacional Ayrton Senna. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2010, junto com provas do Campeonato Metropolitano de Londrina e terá apoio da Prefeitura de Londrina e do Automóvel Clube do Café Londrina.A F3 Sulamericana é a principal categoria de monopostos do Brasil e um excelente campo de aprendizado a jovens pilotos com aspirações de migrar para o automobilismo internacional. Londrina receberá os participantes desse evento, em um fim de semana com duas baterias de provas que devem contar com mais de 20 pilotos.
Para o prefeito Barbosa Neto, a F3 Sulamericana no município firma os esforços que a gestão municipal tem feito em trazer outros eventos automobilísticos para o Autódromo. “Já trouxemos a Fórmula Truck e grandes competições do setor, como a Stock Car, que estamos tentando trazer novamente neste ano. Além disso, é importante ressaltar os investimentos que faremos na reforma do autódromo.
O organizador da categoria, Dilson Motta, creditou a inserção do município no calendário pela importância de Londrina. “A cidade é muito bem desenvolvida e ama o esporte. Por isso, é cada vez mais importante levarmos as corridas a todo o Brasil, para estimular a atividade dos autódromos existentes e também a criação de novos”, afirmou o organizador, que disse esperar que a competição permaneça em Londrina “por longos anos”.
O presidente do Automóvel Clube de Londrina (ACC), Robson Ranieri, destacou a importância da realização do evento na cidade, fato que não acontecia há oito anos. “Agradecemos à Prefeitura de Londrina por nos ajudar a trazer essa categoria para o município novamente, já que, anteriormente, a corrida não acontecia por falta de incentivo. Porém, neste ano a F3 Sulamericana virá para Londrina”, destacou.
O presidente da Associação das Equipes de F3 Sulamericana, Augusto Cesário, citou alguns competidores que foram revelados nesse setor do automobilismo. “Temos alguns destaques aqui do próprio Paraná, como Ricardo Zonta e Cristiano da Mata, que já pilotaram na Fórmula Um. Receber o apoio da administração municipal é muito prazeroso, já que essa iniciativa trará de volta a prática do automobilismo no Autódromo de Londrina”, salientou o presidente.
O diretor de turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cristiano Feijó, lembrou que Londrina é um dos pontos de referência para o automobilismo brasileiro e que a vinda de uma etapa desse campeonato trará mais visibilidade á cidade. “O evento divulga o nome de Londrina, consolida sua força no cenário nacional e serve para atrair outras competições de renome”, explicou.
Para Feijó, além dos benefícios no âmbito esportivo, o turismo da cidade também será aquecido com a realização do evento. “A vinda da Fórmula 3 vai gerar demanda de público de fora, tanto os que assistirão as provas, quanto os que participam da competição, como pilotos, organizadores, mecânicos e familiares”, avaliou.
Além da confirmação da F3 Sulamericana em outubro deste ano, Londrina irá receber, nos dias 24 e 25 de julho, as etapas das Fórmulas Línea e Futura, campeonatos automobilísticos recentemente criados e desenvolvidos pela Fiat Automóveis e a família do piloto brasileiro Felipe Massa. Em 2010 a categoria terá a sua primeira edição.
A categoria
Existente desde 1987, a Fórmula 3 Sulamericana se destaca por ser um grande celeiro de pilotos, bem como por ter grande importância na preparação de jovens que almejam chegar às principais competições automobilísticas do mundo. Pilotos brasileiros de renome internacional, como Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta e Nelson Piquet Junior são alguns dos que passaram pela F3 ao longo de sua história e chegaram à Fórmula 1.
Na última década, disputaram a Fórmula 3 Sulamericana Lucas di Grassi, que estreou este ano na F1, Vitor Meira e Bia Figueiredo, que competem na Fórmula Indy, além de Diego Nunes, Alberto Valério e Luiz Razia, que estão atualmente na GP2, última categoria de base para alcançar a Fórmula 1. O campeão da última temporada da F3, Leonardo Cordeiro, já assegurou vaga para a GP3, que iniciará as atividades em 2010 como atalho de acesso à GP2.
Neste ano, a Fórmula 3 Sulamericana terá nove etapas. As atividades se iniciam em 25 de abril em Campo Grande. Depois, os participantes correrão em Brasília, Caruaru, Porto Alegre, Curitiba, Santa Fé (Argentina), Piriapolis (Uruguai), Londrina e encerram a temporada em 7 de novembro, em São Paulo, como evento preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.
(Londrina, 25 de março de 2010)
Foto: Luiz Jacobs




