Cidade

Caminhada reúne secretários em prol do meio ambiente

Pela manhã, Obras, Sema, Educação e CMTU e demais entidades se reuniram para discutir ações ambientais que visam minimizar o impacto causado pelas ações do homem no meio ambiente

Foi realizada hoje (25), pela manhã, uma caminhada com os secretários municipais do Meio Ambiente (Sema), Carlos Levy; Educação, Vera Hilst; Obras, Marcello Teodoro, e o  diretor da Companhia Municipal de Transporte Urbano (CMTU), Nelson Brandão, junto aos coordenadores do instituto Ecometrópole e convidados. O grupo partiu da bacia próxima à sede do instituto em direção às nascentes do Córrego Água Fresca. A atividade integra a semana da Água e das Boas Práticas Ambientais. O secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Levy, falou da importância da junção destas secretarias na construção de alternativas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental causado pela urbanização. Ele salientou que durante todo o percurso, foi observado o cumprimento da lei Ambiental e iniciativas tomadas pelos londrinenses para a preservação e manutenção do meio onde vivem e quais ferramentas as secretarias podem utilizar. “Observamos a construção das calçadas, os entulhos e materiais de obras, e observamos como cada secretaria pode agir”, evidenciou o secretário. De acordo com o ambientalista João das Águas, a proposta da caminhada foi discutir ações conjuntas para a educação ambiental, tais como preservação, arborização e diminuição de solo impermeável. Os secretários receberam uma orientação prévia da atual situação das microbacias de Londrina, e após isso saíram para ver na prática os problemas citados. João das Águas explicou que há 84 microbacias na área urbana de Londrina. Destas, cinco devem virar “microbacias escola”, onde serão feitas pesquisas, estudos e práticas ambientais que visam desenvolver soluções para minimizar o impacto ambiental causado pelas construções do homem. Além disso, o projeto visa incentivar um envolvimento maior da população em todas as atividades desenvolvidas. Segundo o material de divulgação do Programa Regional de Ecocidadania e Gestão Compartilhada, o Ecometrópole utiliza as caminhadas como ferramenta para a educação ambiental de jovens e adultos.  De acordo com ele, as pessoas que praticaram a caminhada, tiveram acesso a uma visão diferenciada da cidade, a partir da relação dos moradores com as ruas e com o meio ambiente local.
Programa Ecometrópole O Programa Ecometrópole sugere a Gestão Integrada e Compartilhada como alternativa para acelerar soluções públicas, diminuir gastos a mobilização dos cidadãos e com uma interação avançada entre secretarias e comunidades pensadas a partir do conceito de bacia hidrográfica. Dentro desta perspectiva, é possível que os cidadãos entendam quais as ligações entre as secretarias da prefeitura de Londrina e entidades organizacionais no desenvolvimento de uma cidade Eco.
(Londrina, 25 de março de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos