Destaques

Guarda Municipal começa a atuar hoje em Londrina

Guarda Municipal atuando na cidade

Efetivo de 250 homens e mulheres já opera em diversos pontos de Londrina, para garantir a segurança da população londrinense

O dia 5 de julho de 2010 marca o início oficial das atividades da Guarda Municipal de Londrina. Após passarem por três meses de intenso treinamento, com 700 horas de curso e experiência prática em diversos eventos públicos, 199 homens e 51 mulheres começaram hoje oficialmente a atuar em Londrina.

A guarda terá poder de polícia e ficará responsável por reforçar a segurança pública  do município e ajudar outros órgãos públicos do setor a estabelecer a ordem em Londrina, tanto no perímetro urbano quanto rural. Zelar pela segurança de prédios públicos, praças, avenidas e ruas, bem como qualquer evento e localidade de interesse municipal serão atribuições do grupo.

Os integrantes da nova instituição já efetuam, há mais de 20 dias, ações preparatórias de fiscalização nas ruas de Londrina, pelo projeto Primeiro Impacto. No último sábado (3), 130 guardas efetuaram a segurança de um show gospel, realizado no autódromo Ayrton Senna, que reuniu mais de 50 mil pessoas.

“O evento foi um sucesso, tudo ocorreu com muita tranquilidade e nenhum incidente foi registrado, o que mostra a eficácia da presença da Guarda Municipal”, observou o secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci. No domingo (4), um efetivo de 51 membros participou da operação de retirada de quiosques irregulares no centro de Londrina, coordenada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Hoje, parte dos integrantes inicia a fiscalização da região central da cidade, com uma base comunitária instalada no bosque. Os novos guardas estarão em vigilância durante 24 horas por dia, em regime de rodízio. Outro grupo já opera nas regiões dos lagos Igapó I e II, Zerão e Centro Cívico, com base no Corpo de Bombeiros do Lago II. A partir de amanhã (6), a Guarda Municipal estará presente também na região norte de Londrina, nos terminais urbanos e postos de saúde.

Foram designados, 34 membros do plantel para formar a Guarda Municipal Escolar Comunitária, que se responsabilizará pelas escolas municipais de Londrina. “Eles vão trabalhar na proteção de professores, funcionários e alunos”, pontuou Benjamin Zanlorenci. O secretário informou que esse efetivo está passando por um curso de capacitação específico para a área, que termina na próxima sexta-feira (9).

Para Zanlorenci, a implantação da Guarda Municipal de Londrina está ocorrendo com êxito. “Tudo está ocorrendo dentro do programado. A Guarda Municipal atende aos anseios da população londrinense e à solicitação do prefeito Barbosa Neto, de levar mais segurança aos espaços públicos, para que a população possa sair de casa com tranquilidade e ter um convívio social pleno”.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos