Cidadão

Festival de Música começa no próximo sábado

Prefeitura de Londrina investiu R$ 200 mil para da edição deste ano; simpósio sobre educação musical dá início as atividades do evento na cidade

Festival de Música começa no próximo sábadoA Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, aumentou neste ano o repasse de recursos para o Festival de Música da cidade, que acontece de 10 a 25 de julho. “A administração municipal é a maior patrocinadora, investindo R$ 200 mil no festival. Também já garantimos a quantia de R$ 250 mil para o ano que vem, ação que acaba valorizando o evento”, comentou o secretário de Cultura, Leonardo Ramos.

De acordo com ele, a prefeitura também garantiu o investimento de R$ 350 mil no Festival Internacional de Londrina (FILO) de 2011. Os dois festivais não tinham um reajuste nas verbas desde 2001. Todos os recursos são provenientes do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O 16ª Simpósio Paranaense de Educação Musical, abre a programação do 30º Festival de Música de Londrina. O evento científico que acontece de 8 a 10 de julho no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), às 8h30, neste ano discute o tema “Educação Musical na Escola: da proposição à ação”. O encontro faz parte da programação do 30ª Festival de Música de Londrina.

Segundo a coordenadora do encontro e professora, Helena Loureiro, em entrevista para a assessoria do Festival, o objetivo é envolver mais as pessoas que estão trabalhando  na prática. Ele contou que, mesmo após quase dois anos da aprovação da Lei 11.796/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de música, percebe-se que ainda há um longo caminho a percorrer.

O 16º SPEM vai apresentar diversas ações bem sucedidas que estão sendo realizadas no ensino da música, além das pesquisas que têm contribuído para o aprimoramento destas medidas. Nos painéis serão apresentadas experiências significativas no Paraná, como parcerias entre as instituições de ensino superior e a comunidade.

Na programação de sexta (9) e sábado (10), destacam-se os minicursos: “A música no contexto da disciplina de arte” com Cleusa Cacione (Lda), “A educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental” com Sérgio Figueiredo (SC), “A educação musical da educação infantil” com Helena Loureiro (Lda), “Para professores de música graduados ou em curso de graduação” com André Vercelino (Lda), “Educação musical para bebês”, com Micheline Góis (Mgá), “Um canto em cada canto; estratégias em educação musical através do canto coral” com Oleide Lélis.

Programação artística

Na quinta-feira, 8, às 20h no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413) o Quarteto de Violões de Londrina, formado pelos músicos Inácio Rabaioli, Yuri Marqueze, Tiago Ridolfi e Lucas de Oliveirase apresentam executando obras de Bocherini, Piazzolla e Pixinguinha.

No dia 9, sexta é a vez do grupo “Café no Sangue”. Eles se apresentam no Meninas Bar (Av. Maringá, 1550) a partir das 21h30. Formado por Rosana Erthal (flauta), Júlio Erthal (saxofone), Osório Perez (violão de sete cordas), Marcos Pajé (cavaquinho) e André Vercelino (pandeiro), o conjunto apresentará um repertório diversificado,  mesclando diferentes estilos formadores do choro e brincando com timbres, além de trabalhar contrapontos inspirados em Pixinguinha & Benedito Lacerda em choros clássicos e modernos, do século XIX ao XXI.

A programação completa do encontro pode ser obtida através do link: http://www.fml.com.br/inscricoes30/spem.asp, assim como mais informações sobre o evento.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos