Prefeitura entrega nova sede do Viva Vida da Fraternidade
Durante evento, educadores apresentam às famílias dos 84 jovens atendidos pela unidade as novas instalações e as atividades realizadas pelos alunos no primeiro semestre
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove na próxima terça-feira (13), a partir das 18h30, uma festa julina. Na ocasião o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, fará a entrega da nova sede do Viva Vida da Vila Fraternidade. No evento, haverá comida, bebida e apresentações culturais, estreladas pelos próprios alunos. Será feito também o balanço das atividades do primeiro semestre, com presença de pais e educadores.
O Viva Vida Fraternidade é uma das 17 unidades do programa, que presta serviços de convivência sócio-educativo e assistência a menores em situação de vulnerabilidade social. Pelo programa, os jovens têm acesso a espaços de desenvolvimento educativo, cultural e lúdico. O Viva Vida auxilia esses indivíduos a prevenir situações de risco social e a desenvolver a sociabilidade.
Cedido pela Secretaria Municipal de Educação, o prédio onde foi instalada a nova sede do programa está em uso há cerca de um mês e meio, na rua Santa Apolônia, nº 248, Vila Fraternidade, a menos de duas quadras da antiga unidade. O local conta com mais salas, cozinha ampla, sala de coordenação e foi instalado um refeitório, já que no antigo prédio as refeições eram feitas em sala improvisada.
A gerente de Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Assistência Social, Cirlene Maria Fonseca, lembrou que a antiga sede tinha problemas para acomodação das quatro linguagens desenvolvidas pelo Viva Vida (capoeira, hip hop, artesanato e cidadania), e de um projeto de teatro realizado com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
“Era um local improvisado em um centro comunitário da região, e as salas eram separadas por divisórias”, descreveu. “Agora, temos espaço para todas as turmas. A qualidade do atendimento aos jovens melhorou muito”, frisou. A gerente observou que, com a mudança, as famílias passaram a ter mais contato com a entidade. “Temos agora condições de receber os pais e atendê-los melhor. Isso facilitou o envolvimento das famílias com as atividades do programa”, pontuou Cirlene Fonseca.
A mudança de sede permitiu à Secretaria de Assistência Social aumentar o número de vagas do Viva Vida Fraternidade de 70 para 84 crianças e adolescentes de seis a 14 anos. Foi possível também integrar ao local uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e as atividades do Programa Atitude, Núcleo Leste.
Desenvolvido em parceria entre Prefeitura de Londrina e Secretaria de Estado da Criança e Juventude, do Governo do Estado, o Atitude possui uma equipe composta por profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Artes e Ciências Sociais e atua em eixos como: fortalecimento da família e das estruturas de atendimento aos adolescentes; superação e redução da violência contra crianças e jovens; formação de práticas socializadoras, por meio de oficinas culturais, esportivas e de profissionalização; e combate ao uso de drogas.