Cidade

4ª Horta Comunitária é inaugurada na região oeste

Prefeito Barbosa Neto entregou hoje, no Colégio Kazuko Ohara, horta com cultivo de alface, almeirão, couve, repolho, rúcula, cenoura e beterraba

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e a secretária de Agricultura, Marisol Chiesa, inauguraram no Colégio Estadual Kazuco Ohara, na região oeste, a quarta horta comunitária de Londrina. No espaço de  780m², foram plantados diversos tipos de verduras e legumes, a serem  mantidos e consumidos pelos próprios alunos da instituição, como alface, almeirão, ervilha torta, couve, repolho, rúcula, cenoura e beterraba.

A solenidade de entrega da horta realizada na quadra do colégio, hoje (15) à tarde, além do prefeito e da secretária, reuniu a chefe do Núcleo Regional de Ensino, Márcia Lopes; a diretora do colégio Néia Rodrigues; Gabriel Benaglia, presidente da Associação de Pais e Mestres (APM), que será o coordenador da horta; a presidente do Provopar Londrina, Mildred Galvão Bueno, e o assessor da Secretaria de Agricultura, Carlos Eikiti Hirooka.

fotos da hortaA horta comunitária vai beneficiar a alimentação dos estudantes, já que produtos frescos, orgânicos e de boa qualidade estarão diariamente nas refeições servidas. Além disso, um dos objetivos principais é incentivar que o consumo adequado desses alimentos não seja restringido ao ambiente escolar.   

Em seu discurso, o prefeito Barbosa Neto falou da importância da alimentação com produtos orgânicos. “É um alimento saudável, sem resíduos químicos, sem agrotóxico. A criança aprende a valorizar esta alimentação com produtos naturais, que é melhor que salgadinhos, comida com óleo saturado”, avaliou.

O prefeito lembrou ainda da importância social da horta comunitária. “A participação da sociedade já é um grande benefício, envolvendo a comunidade, a família e a criança com os produtos naturais e a qualidade dos alimentos”, declarou.

O objetivo principal do programa municipal de hortas comunitárias é  melhorar a qualidade da alimentação. Também, contribui com a eliminação de terrenos baldios em áreas urbanas.

As hortas comunitárias são mantidas pelas entidades parceiras e todas elas têm o acompanhamento de técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento. “A secretaria faz todo o preparo da terra, orienta o preparo dos canteiros, fornece o adubo orgânico e a comunidade se responsabiliza por cuidar da horta e fornecer as mudas e sementes. E depois teremos um técnico que fará a supervisão e acompanhamento da continuidade da horta”, explicou a secretária Marisol Chiesa.

As outras hortas comunitárias localizam-se no 3º Distrito Policial, no Jardim Bandeirantes, com objetivo de melhorar a alimentação da comunidade de detentas;   na Vila Marizia, no terreno da Cooperativa dos Recicladores  – Reciclando Vidas, e no Centro de Convivência do Idoso, também, no Jardim Bandeirantes.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos