“Ciranda de Poesias” abre inscrições para concurso literário
Pessoas de todas as idades podem participar do projeto, cujas inscrições vão até outubro; 50 poesias serão apresentadas por seus próprios autores no Teatro Zaqueu de Melo
Algumas pessoas se expressam através da música, fotografia e cinema. Outras procuram a pintura para mostrar sua habilidade artística. Mas existem aquelas que encontram na poesia sua expressão para mostrar ao público seus trabalhos, muitas vezes, não reconhecido. Esse é o objetivo do projeto “Ciranda de Poesias”, que abriu as inscrções da edição deste ano no último dia 26 de julho.
“O Ciranda tem um direcionamento bem especial para o público infanto-juvenil, que tem precisa ser mais incentivado para a leitura. Aliás, esse é o principal requisito para que alguém possa se tornar um grande escritor, ou seja, ler bastante. Praticando esse hábito intensamente, sem dúvida, a pessoa encontrará a maneira correta de escrever e depositar suas ideias no papel”, disse Nina Cardoso, criadora e organizadora do projeto, que acontece em Londrina desde 2002.
Segundo Nina, a presença da biblioteca na escola tem um papel essencial na formação literária de uma criança. “Grandes escritores são reconhecidos hoje porque adquiriram, desde cedo, o hábito de leitura. E muitos deles frequentaram uma biblioteca, também, nesse período”, comentou.
Nina Cardoso também destacou que os adolescentes têm sido beneficiados com vários livros escritos especialmente para esse público. “Uma prova disso é a saga Crespúsculo, de Stephenie Meyer, e a série Harry Potter, de J.K. Rowling. Temos um grande destaque nacional, que é o escritor gaucho, André Vianco”, observou.
Os interessados em participar do “Ciranda de Poesias” podem concorrer em cinco categorias: infantil (7 a 10 anos); infanto-juvenil (11 a 15 anos); juvenil (16 a 20 anos); adulto (21 a 50 anos) e experientes (acima dos 51 anos). Os poemas devem ser exclusivamente inéditos e podem ser inscritos até o dia 30 de outubro. O tema é livre e cada autor poderá selecionar até três poesias para o concurso.
Numa primeira etapa, uma banca examinadora ficará responsável por escolher 10 poesias de cada categoria. Em seguida, as 50 selecionadas serão apresentadas por seus próprios autores, nos dias 11 (infantil, infanto-juvenil e juvenil) e 12 de dezembro (adultos e experientes), no Teatro Zaqueu de Melo. O primeiro lugar de cada categoria será premiado com um troféu produzido pelo artista plástico, Sérgio Saraiva, e mais dois livros.
Como se inscrever
Os interessados podem retirar a ficha de inscrição e o regulamento do concurso na Biblioteca Pública Municipal (avenida Rio de Janeiro, 413 – de segunda a sexta-feiras, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h). Biblioteca Ramal da Vila Nova (rua Purus, 45 – segunda a sexta-feira, das 8h às 14h) e no Centro Cultural Lupércio Luppi (avenida Saul Elkind, 790 – segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).
“Sempre estimulamos os projetos que façam a diferença na vida da comunidade londrinense. O Ciranda de Poesias é um exemplo disso, que está em concordância com a prefeitura na promoção de políticas públicas e culturais de grande qualidade”, disse o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva.




