Censo do IBGE em Londrina vai começar pelo prefeito
Na segunda-feira de manhã, Barbosa Neto vai receber os recenseadores do IBGE em sua residência; pesquisa prossegue até meados de outubro em Londrina
O prefeito Barbosa Neto será o primeiro cidadão londrinense a conceder entrevista ao 12º Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir das 8h30 da manhã da segunda-feira (2), funcionários do Instituto vão visitar a residência do prefeito, no Jardim Bela Suíça, e efetuar o questionário com os membros da família.
O procedimento tem sido o padrão adotado pelo IBGE em seus recenseamentos. Em Brasília, o presidente da república, também, será o primeiro a responder à entrevista e, em Curitiba, o governador do Estado dará o exemplo, incentivando a população a colaborar com os funcionários, para que os dados do censo sejam os mais apurados possíveis.
A coordenadora de área do IBGE, Angela Maria Barbosa, acredita que a participação das autoridades é fundamental para dar o exemplo aos cidadãos do município. “É importante porque eles podem mostrar às pessoas a relevância da pesquisa”, afirmou. A cidade dispõe de 705 setores de pesquisa, entre a área urbana e rural, e a coordenadora espera que os trabalhos estejam concluídos até outubro.
“A participação da população é de extrema importância. Precisamos descobrir quantos somos, como vivemos. O questionário é bem específico neste tópico, vamos abordar questões como trabalho, rendimentos, educação, migrações, emigrações, entre outros temas”, explicou Angela Barbosa.
O prefeito responderá ao questionário básico do IBGE, em pesquisa com duração de de 10 minutos. Em Curitiba, o governador Orlando Pessuti será entrevistado pelo chefe da unidade estadual do IBGE no Paraná, às 7h30 da manhã desta segunda-feira(2).




