Drone ajuda na manutenção e modernização da iluminação pública de Londrina
Proposta é aprimorar atendimentos das demandas. Prefeitura e Sercomtel Iluminação procuram sempre estar na vanguarda da tecnologia

Para permanecer na linha de frente e sempre melhorar a sua performance na manutenção e modernização da iluminação pública, a Sercomtel Iluminação adquiriu recentemente um drone de alto padrão, modelo “Mavic 2 Pro”, da DJI. Com o equipamento, a prefeitura, através da SI, estará implementando uma série de aprimoramentos no processo de georreferenciamento dos pontos de iluminação da cidade, o que inclui ruas, avenidas e praças públicas. O investimento atende o que há de mais moderno em gestão da iluminação pública.
O aparelho possibilitará à empresa, por exemplo, coletar imagens em alta resolução dos postes e dos “braços” das luminárias. As informações da localização do equipamento permitirão uma análise detalhada do ponto de iluminação, e a evolução dos estabilizadores de câmera e do sistema de posicionamento do drone permitirá uma ação mais precisa, inclusive em incursões noturnas.
A aeronave, a primeira da empresa, tem sensores de precisão e alta qualidade na captura de imagens, o que possibilita seus técnicos verificarem a situação em que se encontram os pontos de um ângulo privilegiado, inclusive analisando, por exemplo, a copa das árvores e mensurando a necessidade, ou não, da poda dos galhos para dar um ganho de luminosidade no local.

“Um aerolevantamento, de forma acurada, possibilita-nos a melhorar a prestação dos serviços, e está dentro daquele conceito de ‘Cidade Inteligente’ que o prefeito Marcelo Belinati pretende para Londrina”, avalia o presidente da empresa, Luciano Kühl.
Ele destaca, inclusive, que com a nova tecnologia à disposição, a empresa poderá identificar, de forma mais ágil, os pontos que necessitam de melhorias e até mesmo o fluxo de iluminação de uma determinada via. “Vamos ganhar agilidade, inclusive na cobertura de rotas e demandas de serviço que, de outra forma, precisaria ser feita de carro, num processo mais demorado e caro”, frisou.
Para atender às expectativas, a Diretoria de Operações da Sercomtel Iluminação já selecionou pelo menos três servidores para treinamento especial e capacitação de pilotagem. O aparelho é homologado e já está autorizado a operar, e os pilotos da SI já foram devidamente certificados pelos organismos responsáveis, como o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e o SARPAS, um sistema desenvolvido para viabilizar a solicitação de acesso ao espaço aéreo através de drones.