Cidadão
Haruo Ohara é homenageado em temporada cultural
Obra do fotógrafo japonês radicado em Londrina nos anos 30 é tema de curta-metragem no teatro Ouro Verde e de exposições nos museus histórico, de artes e na biblioteca pública de Londrina

Para homenagear figura tão célebre da história londrinense, várias entidades culturais da cidade se uniram para realizar a “Temporada Ohara em Londrina”. Museu Histórico, Museu de Artes de Londrina e Biblioteca Pública Municipal estão envolvidos no projeto, que ainda conta com a participação da Kinoarte e do Instituto Moreira Salles. Ao todo, serão três meses de programação, com exposições dos melhores trabalhos do fotógrafo nipobrasileiro e até de seu irmão mais novo, o pintor Hideomi Ohara.
A temporada terá início extraoficial na quinta-feira (dia 8), às 19h, com a realização da mesa “Fotografia, preservação e linguagem: o acervo Haruo Ohara e sua importância para a fotografia brasileira contemporânea”, que contará com a participação de Sérgio Burgi (coordenador da Reserva Técnica Fotográfica do instituto e curador). Às 21h, no Cine Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, nº. 85), o curta-metragem “Haruo Ohara” será exibido. O curta é promovido pela Kinoarte e tem direção e roteiro de Rodrigo Grota. Trata-se do último episódio da Trilogia do Esquecimento – série de filmes sobre a Londrina dos anos 50, iniciada pelos curtas Satori Uso e Booker Pittman. O filme contou com apoio do IMS, via Reserva Técnica Fotográfica, que cedeu parte do acervo do fotógrafo.
Na sexta-feira (dia 9), ocorre a abertura solene, às 19h, no Museu Histórico de Londrina, que fica na rua Benjamin Constant, nº. 900. Na galeria de mostra temporária do museu, será instalada a exposição “Haruo Ohara – Fotografias”, composta por 146 fotos, que apresentam marcantes imagens documentais e humanísticas de sua família, de sua região e do universo agrícola do norte do Paraná, composto pelos imigrantes japoneses e de outras nacionalidades. A exposição ficará aberta ao público por três meses, de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30 e, aos sábados e domingos, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é franca.
Também, na próxima sexta, às 20h30, o Museu de Arte de Londrina, situado na rua Sergipe, nº. 640, inaugura a exposição “Haruo Ohara – Forma e Abstração”, composta por 35 fotos da época em que o artista japonês participou ativamente de “fotocineclubes” da região de Londrina e, também, do Foto Cine Clube Bandeirante de São Paulo, na década de 50.
A diretora do Museu de Arte, Sandra Jóia, destacou a importância e a honra de Londrina prestar uma homenagem a um fotógrafo tão importante na história da cidade. “Realmente é um privilégio desenvolver essas ações em parceria com outras entidades culturais do município, visando homenagear Haruo Ohara que, na sua forma peculiar de unir a técnica com a questão artística da fotografia, soube retratar de forma única aspectos do cotidiano”, ressaltou. A visitação também é gratuita e permanecerá aberta até 8 de maio, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados e domingos, das 8h às 13h.
Já o espaço cultural da Biblioteca Pública Municipal, localizado na avenida Rio de Janeiro, nº. 413, expõe a mostra “Hideomi Ohara – Gratidão através da expressão”. Trata-se de uma compilação de pinturas do irmão mais novo de Haruo Ohara e reúne 12 trabalhos em óleo sobre tela. Nas pinturas, Hideomi trabalha com temas realistas como paisagens e flores.
Segundo o diretor de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, Rovilson Silva, a presença do público em prestigiar o trabalho do irmão de Haruo Ohara é importante para contemplar outras vertentes artísticas da família. “Apesar de ser menos conhecido, Hideomi Ohara possui obras muito bonitas. A população londrinense pode ter certeza de que irá conferir uma ótima exposição, já que estas telas foram expostas em pouquíssimas oportunidades”, comentou. A mostra ficará aberta ao público de 10 a 30 de abril, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e, aos sábados, das 8h às 13h.
(Londrina, 6 de abril de 2010)