Cidade
I Fórum de Exportação acontece hoje em Londrina
Agricultura realiza hoje (19) o evento que vai discutir a exportação dos produtos de pequenos agricultores, a partir das 14h, no Hotel Crillon
A prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza hoje (19), às 14h, no Hotel Crillon, localizado na avenida São Paulo, 658, centro, o I Fórum de Exportação – Oportunidades de negócios para pequenos produtores. O evento recebe incentivo do Governo Federal e do Correios, e tem como objetivo sensibilizar os pequenos produtores sobre as possibilidades de exportação de seus produtos.
Entre os convidados para o fórum, está a gerente de negócios internacionais dos Correios, Fátima Gonçalves da Silva, que vai tirar dúvidas dos agricultores sobre os procedimentos de exportação de produtos, apresentando o mercado consumidor do exterior, além de mostrar as vantagens que o produtor ganha, ao mandar sua produção para fora do Brasil. Os presentes vão conhecer também a exportação simplificada, que é uma opção oferecida pelo Governo Federal, que diminui os custos e a burocracias para pequenos exportadores.
De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Marisol Chiesa, o fórum possibilitará aos agricultores um maior conhecimento e novas possibilidades de rendimentos através da exportação de seus produtos. “Este evento é reconhecido inclusive pelos próprios produtores, que preencheram todas as vagas oferecidas”, salientou a secretária.
Marisol Chiesa completou dizendo que a prática da agricultura tem um importante papel no abastecimento alimentar das cidades, do Brasil e do mundo, e ampliar a possibilidade de levar os produtos londrinenses a outras regiões é uma alternativa de melhorar a renda dos agricultores, e mostrar ao mundo a qualidade dos alimentos produzidos em Londrina.
Durante o evento, os participantes vão poder entrar em contato com consultores especializados em comércio exterior, o que possibilitará uma compreensão ampla de como funciona esta atividade, bem como avaliar as opções de agregação de valores dos produtos locais.
(Londrina, 19 de maio de 2010)