Cidade
Equipe de Badminton disputa 2ª Etapa do Paranaense
25 atletas viajam hoje para Guarapuava, onde vai acontecer neste fim de semana a 2ª fase do campeonato de Badminton; equipe necessita de patrocínio para Pan Americano
A equipe de Badminton Fel/Guarda Mirim/Londrina Country viaja hoje (21) para Guarapuava, onde acontece a 2ª Etapa do Campeonato Paranaense de Badminton, nos dias 22 e 23 de maio. O time será representado por 25 atletas, dos 70 que praticam o esporte na cidade. Na 1ª etapa do campeonato, os competidores conquistaram 32 medalhas, divididas em sete medalhas de ouro, 12 de prata e 13 de bronze. O Badminton conta com patrocínio do Fundo Especial de Incentivos a Projetos Esportivos ( Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (Fel).
Segundo o coordenador da Área Norte do esporte, Adriano Fiori, a equipe tem grandes chances de vitória, pois há meses vem treinando qualidade e técnica com o grupo. Além disso, a atleta selecionada para o Pan Americano de Badminton, Raissa Ishioka, vai reforçar a equipe. “Nesta semana continuamos a treinar normalmente para a 2ª etapa, para mantermos a média de medalhas ganhas e garantindo nossa atual posição no ranking estadual”, explicou Fiori.
O diretor técnico da FEL, Pedro Lanaro, destacou que o Badminton, até o ano passado, era considerado uma modalidade de “Esporte Alternativo”, mas devido ao sério trabalho desenvolvido, através de uma boa administração dos recursos destinados à equipe, e dos bons resultados obtidos pelos atletas, o esporte passou para o “Programa de Apoio da Modalidade da Juventude”, que recebe o dobro de incentivos financeiros.
Vão competir em Guarapuava 120 atletas com idades entre 10 e 49 anos de todo o estado. A próxima fase deve acontecer em Foz do Iguaçu, em agosto, porém aguarda confirmação. Londrina tem aproximadamente 70 atletas que treinam badminton, com idades entre 9 e 60 anos.
Os treinos da equipe londrinense acontecem nas terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 19h30, no Londrina Country Club, localizada na rua Fernando de Noronha, 977 e nas segundas e quartas-feiras, no Clube Canadá, na avenida Juscelino Kubitschek, 1.854. Aos sábados, pela manhã, o Badminton, em parceria com a Guarda Mirim, realiza no Centro Cultural e Esportivo do conjunto habitacional Maria Cecília o projeto social com crianças com mais de nove anos, que desejam aprender o esporte. Todo o material utilizado é providenciado pela Fundação de Esportes de Londrina (Fel) e pelos professores do projeto.
Patrocínio Pan Americano
O coordenador Adriano Fiori destacou que a equipe está precisando de patrocinadores para custear a viagem de aproximadamente R$ 5 mil, da atleta Raissa Ishioka, de 15 anos, que foi convocada para o Pan Americano de Badminton, que vai acontecer na República Dominicana, em agosto. Fiori explicou que a seleção Junior é a base dos atletas que vão formar a seleção brasileira para o Pan Americano de Medellín, Colômbia, em 2012.
Raissa Ishioka vai disputar o Pan-Americano de Badminton pelas quatro primeiras posições, que devem garantir a sua participação na seleção brasileira Junior, que disputará o Pan-Americano de Juniores também este ano. Adriano Fiori explicou que a seleção Junior é a base dos atletas que vão formar a seleção brasileira para o Pan Americano de Medellín, Colômbia, em 2012.
(Londrina, 21 de maio de 2010)




