Cidade
Começa eliminatória para escolha de novo Globetrotter
A semifinal do reality show da Rede Globo, que vai selecionar o segundo brasileiro da história a fazer parte do grupo, tem início hoje em Londrina
O sonho de se tornar um membro dos Harlem Globetrotters está mais próximo para 10 semifinalistas do concurso que vai eleger um novo integrante da equipe de basquete de exibição mais famosa do planeta. Será o segundo brasileiro, em quase 85 anos de história do time, a se tornar um globetrotter. O primeiro foi o paulista Jefferson Sobral, em 2006.A penúltima etapa, para a seleção do novo integrante do grupo, será realizada em Londrina. Em uma parceria da Prefeitura de Londrina com a empresa Compor Eventos, que trouxe o projeto da PB Consult; Sercomtel, Colégio Mãe de Deus, Unimed e Viação Garcia, a cidade será palco da escolha dos quatro finalistas que irão disputar a vaga em um reality show do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, no Rio de Janeiro.
O diretor da PB Consult e detentora dos direitos das turnês dos Harlem Globetrotter pela América do Sul, Paulo Bellotti, explicou por que Londrina foi escolhida, em detrimento de outros municípios, como Uberaba e Florianópolis. “Queríamos uma cidade em que a população amasse o basquete, e o povo londrinense é apaixonado por esse esporte. Além disso, Londrina se localiza em uma região estratégica, no centro do continente e das cidades onde realizaremos as exibições do grupo”, disse.
Bellotti lembrou que os atletas da equipe, que estão na cidade, farão uma visita ao Hospital do Câncer de Londrina e doarão bolas autografadas, a serem leiloadas para angariar fundos ao hospital. “A vida de um globetrotter é se envolver com as comunidades que eles visitam”, afirmou. O diretor ressaltou que esta é a primeira vez que um integrante do time é escolhido por meio de um reality show.
Hoje (dia 12), foi realizada, no ginásio do Colégio Mãe de Deus, a cerimônia oficial de abertura do processo seletivo. O prefeito Barbosa Neto compareceu ao local e destacou o incentivo positivo que ações como essa proporcionam, especialmente, às crianças. “O esporte é um grande exemplo de modo de vida saudável e correto. Portanto, todos estão de parabéns por incentivar tantos jovens a trilhar esse caminho”, declarou Barbosa Neto, que entrou no clima dos atletas e arriscou alguns arremessos para a cesta do ginásio do Mãe de Deus.
O treinador dos Harlem Globetrotters, Louis Dunbar, está em Londrina para avaliar os concorrentes à final. Junto com ele, os jogadores Anthony Blakes e Kenneth Rodriguez, também presentes na solenidade, enalteceram a beleza da cidade e a receptividade do povo local. “É uma cidade linda, com pessoas calorosas que nos passam muita energia positiva”, festejou Rodriguez. Blakes, por sua vez, disse que “já se sente londrinense”.
Os jogadores do Harlem Globetrotteres elogiaram, também, o grande esforço dos participantes da penúltima fase da seletiva. “Eles estão dando 110% de suas capacidades”, ressaltou Blakes. Um desses postulantes é Vinícius Araújo, 19, paraibano de Guarabira. O jovem salientou que fazer parte da equipe é um grande sonho, próximo de se tornar realidade. “Desde que comecei a aprender o basquete, os Globetrotters sempre foram uma grande referência”, enalteceu. O candidato também se disse surpreso com a beleza da cidade, que está visitando pela primeira vez.
O processo seletivo
Os 10 semifinalistas foram escolhidos, após a análise de milhares de vídeos caseiros, com performances individuais, enviados pelos próprios concorrentes à página na internet da Globo, de 10 de janeiro a 10 de março deste ano. Foram pré-selecionados 350 vídeos, encaminhados à sede do Harlem Globetrotters, nos Estados Unidos. A comissão técnica do time selecionou, então, os 10 melhores para formar a semifinal. Desses, quatro serão aprovados para a última fase, que acontece em forma de reality show, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O vencedor será anunciado no dia 24 de abril.
O time
Em uma época em que não era permitido o ingresso de jogadores negros nos times oficiais de basquetebol dos Estados Unidos, um grupo de afrodescendentes de Chicago criou, no ano de 1926, a equipe do Harlem Globetrotters de basquete, como uma forma de protesto bem humorado e impactante. O time promovia apresentações que misturavam as técnicas do basquete com jogadas acrobáticas e até mesmo com requintes de representações teatrais.
Após o surpreendente sucesso das exibições do grupo, sempre recheadas de irreverência e bom humor, os Harlem Globetrotters se tornaram febre mundial, mesmo após a liberação da entrada de negros na Associação Nacional de Basquetebol (NBA), e, a partir dos anos 50, viraram protagonistas e temas de filmes, seriados de televisão e até de desenhos animados. Alguns célebres jogadores da NBA, também, vestiram o uniforme azul, vermelho e branco, como Wilt Chamberlain, Connie Hawkins e Marques Haynes. Os Harlem Globetrotters já realizaram mais de 20 mil apresentações, em cerca de 120 países.
(Londrina, 12 de abril de 2010)
Foto: Luiz Jacobs




