Cidade
Agricultura realiza conferência para desenvolvimento rural
Dez prioridades foram elencadas durante a conferência, que vão nortear o trabalho da Secretaria nos próximos anos; várias lideranças estiveram presentes no evento
Durante a manhã de hoje (dia 14), a Secretaria Municipal de Agricultura promoveu a 5ª edição da Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural. A conferência é preparatória para a etapa regional, que acontece no dia 30 de abril. Um grupo formado de 38 lideranças da cidade, entre poder público e agricultores, debateu durante a manhã, no Centro de Educação Ambiental no Parque Artur Thomas, e, como resultado, elegeu dez prioridades para o desenvolvimento agrícola da cidade.
Os participantes decidiu-se pela reativação do funcionamento pleno do conselho e capacitação dos conselheiros; estruturação do conselho com orçamento e uma secretaria executiva; cumprimento efetivo das deliberações do conselho; programas e políticas públicas voltadas para a produção de alimentos, valorizando a agricultura familiar e garantindo condições de sua permanência; valorização da produção de alimentos saudáveis e seguros, orgânicos e/ou agroecológicos, envolvendo a participação dos agricultores em atividades no processamento e agregação de valor; construção de centros de convivência/comunitário para abrigar: uma equipe mínima de profissionais nas comunidades rurais, nas áreas de psicologia, serviço social, fisioterapia, cursos de inclusão digital dirigidos aos jovens rurais, aproveitando os cursos oferecidos pelo senar/fetaep, convênio entre secretaria municipal da educação/Fetaep, destinados aos jovens, parcerias entre a secretaria e universidades para atender atividades de lazer, esporte, artes.
Além disso, a Conferência aprovou que deve ser garantido o trabalho preventivo aos jovens, educando os pais, no tocante ao combate as drogas e dependência química; programa de habitação rural, respeitando a cultura rural; programas e políticas públicas voltadas para incentivar e estimular o produtor a recompor a mata ciliar e reserva legal; e intensificar a fiscalização, autuação e penalização do uso indiscriminado, abusivo de agrotóxicos e, também, a pulverização com avião.
Foram definidos, ainda, os nomes dos delegados que vão representar a cidade na Conferência Regional: Izabel Cristina Diniz, Ineiva Aleixo Moretão Lima, Elvis Romero, José Gante, Paulo Gonçalves da Silva e Rosangela Arimateas Caldas, todos representantes da sociedade civil, exceto os dois últimos, que compõem a representação do poder público. No total, 19 municípios vão participar da Conferência Regional, apresentando diretrizes para nortear a agricultura. De lá, serão definidas propostas para a Conferência Estadual e, mais adiante, para a Nacional.
(Londrina, 14 de abril de 2010)




