Cidade
Agricultura realiza fiscalização em feiras do produtor
Os fiscais vão atuar nas feiras da Saul Elkind e da Benjamim Constant neste domingo (23), das 7h às 12h para avaliar o atendimento e produtos ofertados
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realiza neste domingo (23) fiscalização nas feiras do produtor da avenida Saul Elkind e da rua Benjamim Constant para verificar a disposição dos alimentos, a qualidade dos produtos vendidos e o atendimento aos clientes. Os fiscais vão atuar nas duas feiras das 7h às 12h, visitando, ao todo, 63 produtores.
O diretor de Abastecimento da secretaria, Paulo Gonçalves da Silva, explicou que a ação é rotineira e tem como objetivo orientar os agricultores que oferecem seus produtos para que não haja irregularidades. “Dificilmente encontramos algum problema, pois para que o agricultor consiga o alvará, ele passa por uma rígida avaliação, principalmente se ele produzir alguma coisa derivada de seus produtos, como compotas, geléias e embutidos”, salientou.
Paulo Gonçalves destacou que quando o produtor vai à secretaria fazer o pedido de alvará, o prazo é de 30 dias para a realização de fiscalização dos produtos constados na solicitação e caso ele produza algum alimento como, por exemplo, pão, ele recebe a visita da Vigilantes Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, que avalia se todos os requisitos para a produção estão sendo cumpridos. Além destes procedimentos é exigido pela prefeitura o curso de manipulação de alimentos, que é ofertado pela Agricultura.
Para conseguir a licença, o produtor rural deve comparecer à Secretaria de Agricultura, na rua da Natureza, 155, parque Arthur Thomas, jardim Piza, comprovar que é de Londrina, ter o cadastro de produtor rural e pagar uma taxa anual de R$ 3,00, por m².
(Londrina, 21 de maio de 2010)




