Cidade
Caravana UNDIME realiza segundo dia de discussões
Secretários de municípios paranaenses se reúnem para debater assuntos vinculados à Educação na primeira UNDIME; próximas caravanas ocorrem em Cascavel, Colombo, Umuarama e Guaratuba
Prossegue hoje (13), no auditório do Crea-Paraná, localizado na avenida Duque de Caxias, 630, o curso de capacitação desenvolvido pela caravana no Paraná da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Esta é a primeira reunião promovida no estado, e discute temas sobre educação, tais como envolvimento dos profissionais com a lei fiscal, plano de carreira, cargos e salários e transporte escolar. O evento contou, no primeiro dia, com a participação de 45 municípios, representados por 100 secretários municipais de educação.
A secretária municipal de Educação, Vera Hilst, explicou que no dia 27 deste mês haverá uma outra reunião, desta vez no auditório da Unopar, com a expectativa de 200 pessoas que devem discutir, principalmente, o ensino integral. “Nós vamos ter uma participação importante neste dia, pois já trabalhamos com a escola em período integral, e vamos falar sobre as nossas experiências”, salientou.
Para ela, esta caravana proporciona uma troca de experiências entre os municípios, além de mostrar a cidade e o trabalho que a gestão vem desenvolvendo na área educacional. As próximas reuniões vão acontecer nas cidades de Cascavel, Colombo, Umuarama e Guaratuba. Em maio de 2011, vai acontecer em São Bernardo do Campo, São Paulo, o Fórum Nacional da UNDIME, para discutir todas as decisões, projetos, e informações levantadas durante as caravanas que vão ocorrer no país.
Ensino Integral
Em Londrina, existem 13 escolas de tempo integral, que atendem mais de três mil alunos, que recebem cinco refeições diárias. As aulas são dividias em matérias de ensino regular e matérias de contraturno, onde as crianças têm aulas de teatro, música, entre outras atividades manuais. Na abertura da UNDIME, ontem (12), as crianças que fazem parte do projeto “Musicando na Escola”, das unidades educacionais
Joaquim Vicente de Castro e Ruth Lemos, zona sul, fizeram uma apresentação tocando, entre outras composições, “Tico Tico no Fubá”; “Asa Branca” e “Estrelinhas brasileiras. O Musicando conta com 40 alunos, e eles foram convidados a tocar na abertura do Fórum Nacional da UNDIME, em maio de 2011.
(Londrina, 13 de abril de 2010)




