Cidade

Acesf instala poços para monitoramento das águas nos cemitérios distritais

A autarquia está em fase de finalização do processo de instalação e, posteriormente, deverá contratar uma empresa que fará a testagem das águas

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) começou nesta semana a instalação de poços tubulares de monitoramento das águas subterrâneas nos cemitérios distritais de Londrina. Os trabalhos iniciaram no Cemitério Municipal de Irerê, foram a Guaravera e, hoje (21), estão no Cemitério de São Luiz, que fica na Rua Coronel Luiz Pinho de Mello s/nº, na zona rural de Londrina.

Ao todo serão instalados 13 poços em todo o município, sendo que cinco deles já foram instalados na região urbana e os outros oito estão sendo feitos nesta semana na zona rural. A empresa responsável pela perfuração é a Água e Minério Sondagens de Solo Ltda, de Curitiba. Ela foi contratada via licitação e foi responsável pela instalação dos poços tubulares nos cemitérios públicos na zona urbana. Ainda vão receber os pontos de coleta de água os cemitérios municipais do Heimtal, Warta, Paiquerê, Maravilha e Lerroville.

Segundo a diretora técnica da (ACESF), Elen Lucy Piccinin, a autarquia está em fase de finalização do processo de instalação dos poços e, posteriormente, deverá contratar uma empresa que fará a testagem das águas. “O objetivo é captar a água subterrânea a fim de monitorá-la e, através de dados técnicos, verificar se há algum tipo de contaminação indo para o lençol freático. Após a análise, os resultados serão encaminhados ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que é o órgão é responsável pela liberação ambiental dos cemitérios públicos”, explicou.

O monitoramento das águas subterrâneas servirá como medida de prevenção contra a contaminação dos cursos d’água, visto que alguns são utilizados como mananciais de abastecimento público. Para isso, os poços medem, no máximo, 25 metros de profundidade e estão localizados nas áreas internas dos cemitérios. Em cada unidade da autarquia são instalados dois. Seguindo o fluxo da água um dos poços fica na parte mais alto do terreno e o outro na parte baixa.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, pelo 3372-7855 e com a diretora técnica, Elen Lucy Piccinin, pelo 3372-7860.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos