Cidade
Prefeito entrega reforma da 1ª quadra do calçadão
Após receber adequações que melhoraram a acessibilidade no local, trecho da avenida Paraná, entre as ruas Hugo Cabral e Pernambuco, será inaugurado hoje (dia 30)
Aprovada pelo Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência e elogiada pela Associação de Deficientes Visuais de Londrina (Adevilon), devido à melhoria na questão da acessibilidade, a reforma da primeira quadra do calçadão de Londrina, na avenida Paraná, entre as ruas prefeito Hugo Cabral e Pernambuco, será entregue hoje (dia 30) à população, às 19h, em cerimônia solene que contará com a presença do prefeito Barbosa Neto.
Com investimentos de R$ 454.944,21, oriundos do caixa da própria prefeitura, a obra contemplou a troca do antigo piso em petit pavet por paver, mais adequados para a locomoção de deficientes físicos e idosos e, inclusive, para mulheres que utilizem calçados com salto fino e alto. Além disso, a nova pavimentação possui canaletas subterrâneas para captação de águas pluviais. A alteração dispensa o uso de grelhas externas, que estão passíveis de corrosão e quebras, diminuindo assim o risco de quedas e outros acidentes. Às margens, o chão de concreto com piso tátil facilita o deslocamento dos deficientes visuais.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Marcelo Teodoro, falou que a reforma vem solucionar os problemas do calçadão e visa atender e resolver as reclamações da população, já que o local dificultava a passagem de muitas pessoas pela má conservação e deterioração do petit pavet, que não é o indicado para o solo do norte paranaense. “Este novo projeto foi pensado garantindo o direito à acessibilidade e permitindo o direito de ir e vir não somente para as pessoas com deficiência, mas também para os idosos, mulheres com criança no colo, entre outros”, comentou.
Foram trocados também os bancos de madeira e as lixeiras de metal, por assentos e depósitos de lixo de concreto. Postes estilizados fazem a iluminação da quadra que passou a ter ainda uma fonte luminosa. Esse tipo de material, de acordo com o secretário, ajuda a combater o vandalismo, problema que atinge quase todos os espaços públicos. O empreendimento foi executado pela empresa Visatec, sob os cuidados da Secretaria de Obras e acompanhamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
O presidente do Ippul, Carlos Hirata, afirmou que a preocupação com a mobilidade urbana foi o principal fator que norteou o projeto. “Ficamos contentes que várias entidades ligadas aos deficientes físicos tenham aprovado as benfeitorias”, observou. Hirata ponderou que, a pedido do prefeito Barbosa Neto, o Ippul realizará uma pesquisa de avaliação, para saber como toda a sociedade londrinense recebeu o novo formato do Calçadão. “A partir de agora, a obra vai passar pela aprovação do restante da população“, salientou.
Segunda quadra
A Prefeitura de Londrina já tem a reserva de R$ 350.376,93, para a reforma da segunda parte do calçadão, entre as ruas Pernambuco e Professor João Cândido. O montante foi angariado em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. O projeto está em fase final de análise junto à Caixa Econômica Federal (CEF), para que haja a liberação do dinheiro.
(Londrina, 30 de abril de 2010)