Cidade
Prefeitura convoca 61 candidatos para Guarda Municipal
Os candidatos devem se apresentar nesta terça-feira (4), das 8h30 às 20h, na sede da Secretaria de Defesa Social

No edital, foram chamados para comparecerem, também, no mesmo local, data e horário, 12 candidatos que já passaram pela etapa de exames médicos, para efetuarem suas inscrições no curso de formação da guarda. Caso algum candidato não compareça no dia informado, será desclassificado automaticamente.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, este novo chamamento ocorre devido à desistência de alguns candidatos e às dimensões da nova sede, onde o espaço para o curso de capacitação é maior e pode atender 300 guardas. “Atualmente, dos 250 convocados para o curso, 16 já pediram desligamento. Os novos 61 serão incorporados ao treinamento, totalizando 295 homens e mulheres participando do curso”, afirmou. Ele disse que a nova determinação do prefeito é que todos os aprovados no curso possam compor a Guarda Municipal.
O chefe de gabinete da Defesa Social, Marco Mota, comunicou que outro motivo para o chamamento é a solicitação feita pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto, para a utilização de guardas municipais em diferentes pontos da cidade, assumindo alguns serviços terceirizados, como a vigilância desses locais. Mota salientou que todos os novos convocados vão se formar, junto com os guardas que já estão fazendo o curso, no dia 30 de junho. “Eles terão aulas extras e deverão se esforçar para acompanhar o ritmo”, comentou o chefe de gabinete.
Nesta última etapa, os guardas terão aulas sobre legislação, trânsito, ambiente escolar, armamento, munição e tiro. Os temas são lecionados por policiais militares e auxiliares da Secretaria Municipal de Defesa Social. Os alunos têm que cumprir 550 horas de período básico, sendo que todos recebem as mesmas instruções e orientações, além das 150 horas de qualificação, totalizando 700 horas de curso.
Os aprovados serão distribuídos por todo o município da seguinte forma: guarda escolar; guarda comunitária rural; centro integrado de atendimento ao cidadão; centro integrado de defesa social; além dos canis, cavalaria e o grupo de operações especiais.
Guarda Municipal
Aprovada no dia 27 de agosto de 2009, a Guarda Municipal deve atuar em articulação com as Polícias Militar e Civil, para possibilitar mais segurança aos londrinenses. A guarda será armada e todos os homens vão desempenhar suas funções devidamente uniformizados. De acordo com o projeto, os profissionais da guarda terão porte de arma em prévia e competente autorização, conforme determina a legislação específica. A cada dois anos, os servidores deverão ser submetidos ao teste de capacidade psicológica.
(Londrina, 3 de maio de 2010)
Foto: Luiz Jacobs