Cidadão

Quarta fase da vacinação contra a gripe A começa neste sábado

Idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas serão contemplados até o dia 7 de maio; Secretaria de Saúde prorroga também o prazo para vacinação entre adultos de 20 a 29 anos


A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), inicia no próximo sábado (dia 24) a quarta fase da vacinação contra a gripe A, em Londrina. A ação desta vez é direcionada às pessoas, com mais de 60 anos de idade, portadoras das doenças crônicas especificamente levantadas pelo Ministério da Saúde, como diabetes, obesidade em grau três, asma crônica, além de enfermidades em órgãos como pulmões, rins e fígado, entre outras.
O prefeito Barbosa Neto e o secretário municipal de Saúde, Edson de Souza estarão no evento de abertura da campanha que vai ocorrer na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, às 8h. A vacinação deste sábado tem início às 8h e se encerra às 17h em todos os pontos e, para receber a dose, basta comparecer a uma UBS, com carteira de vacinação ou documento com foto, como RG. É recomendável, nesse caso, a apresentação de algum comprovante ou receita médica relativo à doença crônica. Os idosos que não se enquadrarem nesse perfil poderão tomar a vacina contra a gripe comum.
A secretaria divulgou também a prorrogação da campanha aos adultos de 20 a 29 anos, que seriam contemplados com a vacina até hoje (dia 23) e ganharam mais 24 horas para efetuar a prevenção. ”Tivemos um índice de procura abaixo da meta, com a aplicação de 53% das doses destinadas. Portanto, ampliamos para mais um dia e esperamos mobilizar essa faixa etária a procurar os postos e se prevenir contra a gripe A”, explicou o secretário de saúde. Ele divulgou que, de 89.487 vacinações estipuladas a esse plantel, 47.962 foram aplicadas até a última terça-feira (dia 20).
Para atender à demanda, a Secretaria de Saúde vai instalar amanhã também um posto volante no calçadão, em frente ao Banco do Brasil. No local haverá doses contra as duas modalidades de gripe, disponíveis aos grupos que poderão ser vacinados. A partir de segunda-feira (dia 26), as crianças de seis meses a dois anos de idade poderão ter acesso à segunda dose da vacina. Tanto para esse público, quanto para os idosos, a campanha vigorará até o dia 7 de maio.
Balanço atual
A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Epidemiologia, anunciou o levantamento do número de vacinações contra a gripe A efetuadas até a última terça-feira e Londrina está próxima de chegar a 100 mil doses aplicadas. Da meta de 151.498 estabelecida pelo Ministério da Saúde a gestantes, funcionários da área de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, crianças acima de dois anos e adultos de 20 a 29 anos, 97.645 já foram utilizadas, o que representa aproximadamente dois terços do previsão.
De acordo com o secretário de saúde, Edson de Souza, o índice é equiparável à média nacional, mas medidas como a prorrogação do prazo para a vacinação dos adultos demonstram o esforço em aumentar o percentual. “Queremos aumentar a média e levar a vacina ao maior número de pessoas possível”, salientou o secretário.
Dos grupos já atendidos pela campanha, o de índios em aldeia é o que apresentou melhor aproveitamento, com superação da meta em 13%. Esse público recebeu 200 doses além da expectativa. A vacinação para crianças acima de dois anos também extrapolou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, com 10.125 aplicações, contra as 9.927 previstas. Já os trabalhadores da saúde cravaram os 100%, com 10 mil doses.
Houve, porém, os grupos que ficaram aquém da meta pré-estabelecida. O grupo de gestantes, por exemplo, usufruiu 72% das doses designadas (4.254 de um total de 5.895), enquanto possuidores de doenças crônicas tomaram 23.675 vacinas, quando a estipulação inicial era de 34.740 (68%). O menor índice é o de adultos entre 20 e 29 anos, que ainda estão contemplados pela campanha. Tal grupo atingiu, até aqui, 53% da meta.
(Londrina, 23 de abril de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos