Cidade
Prefeito recebe “Rainha do Basquete” em seu gabinete
Barbosa Neto homenageou a ex-jogadora Hortência, e iniciou conversas para possível implantação de um Centro de Excelência de Basquetebol em Londrina
A ex-jogadora de basquete, campeã mundial com o time brasileiro feminino em 1994, na Austrália, e atual diretora da Seleção Feminina de Basquetebol, Hortência, foi homenageada hoje (dia 6) pelo prefeito Barbosa Neto, em cerimônia realizada no gabinete. Em visita a Londrina, a atleta também iniciou conversas para implantação de um Centro de Excelência de Basquetebol na cidade.O projeto, coordenado pela “Rainha do Basquete”, consiste na criação de pontos de aprendizado gratuito do esporte, voltado a jovens de 10 a 17 anos. Os centros são formados em parcerias com órgãos públicos e patrocinadores privados, e visam descobrir novos talentos da modalidade, bem como incentivar a prática e a apreciação desse esporte. Já radicado em Curitiba há quase um ano, o programa atende atualmente a quase 3.000 crianças e adolescentes.
Na parceria, membros do projeto ministram cursos a professores de educação física do município, com instruções sobre o funcionamento do projeto, os métodos de ensino das técnicas do esporte. “É o professor que vai ter a sensibilidade de orientar corretamente os alunos e descobrir os novos talentos”, avaliou Hortência, que afirmou que a meta do programa é a conquista de resultados em longo prazo. “Queremos descobrir novos atletas continuamente, até depois das Olimpíadas de 2016”, disse.
A “Rainha do Basquete”, que atuou durante 20 anos na seleção feminina de basquete, deu um depoimento sobre o início de sua história no basquete. “Descobri uma escolinha perto de casa, quando tinha 14 anos, e comecei a praticar o esporte. Dois anos depois, eu já estava na seleção”, declarou a ex-jogadora, que complementou: “portanto, a oportunidade é única e tem que ser agarrada. Mas, além de talento e força de vontade, é necessário ter um bom suporte e é isso que queremos oferecer.”
Barbosa Neto demonstrou grande entusiasmo com a possibilidade de implantação do Centro de Excelência de Basquetebol em Londrina e declarou que não medirá esforços para que o projeto seja instalado. “Vou marcar reuniões com possíveis investidores, para firmar acordos e concretizar essa ideia. Colocar em prática essa ação é um compromisso que eu assumo”, declarou.
A Unimed, uma das potenciais patrocinadoras do projeto, foi representada na solenidade pelo diretor de Marketing, Marco Kumura. O presidente da Federação Paranaense de Basquetebol, Amarildo Rosa, também esteve presente e classificou Londrina como “a capital paranaense de basquete”. Compareceram ainda: o deputado estadual, Neivo Beraldin (PDT-PR), que intermediou a vinda de Hortência à cidade; o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Paulo Roberto de Oliveira; o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cristiano Feijó e integrantes das equipes da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e do Projeto Basquete Feminino Juventude.
(Londrina, 6 de maio de 2010)
Foto:Luiz Jacobs




