Cidade
Secretaria inaugura horta comunitária na região oeste
Até o final do ano, outras seis hortas devem ser implantadas na cidade; produtos cultivados na horta serão utilizados em eventos de culinária japonesa
Será inaugurada amanhã (25), no centro de convivência do Idoso “Benedito Camargo Sobrinho” do grupo da terceira idade Nakayoshi Kurabu, região oeste da cidade, a terceira horta comunitária coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O trabalho é resultado de uma sugestão feita em audiência pública, ainda no início da gestão do prefeito Barbosa Neto. A senhora Yoshie Shimizu, hoje coordenadora do projeto, sugeriu, na ocasião, a criação de uma horta comunitária, a ser organizada pelo grupo de terceira idade da associação.
Foram plantados negui (cebolinha japonesa), nira (parecido com folha de alho e usado no tempurá), rúcula, alface, couve manteiga, rabanete, ervilha torta, cenoura e salsinha. O negui, um dos ingredientes principais na elaboração do sukiaki, será utilizado em eventos da culinária japonesa. Trata-se de um produto difícil de ser encontrado e muito caro no mercado local, mas a associação conseguiu mudas com o agricultor Antonio Sussa, da Feira do produtor.
Outro ponto importante sobre a horta é que ela foi feita com esterco orgânico, utilizando as folhas de varrição do local e os lixos orgânicos da cozinha da própria casa dos participantes da horta, contribuindo com a preservação do meio ambiente. A Secretaria de Agricultura ainda ofereceu terra para a adequação do solo.
O solo inadequado não foi o único empecilho para a formação da horta. Além de o espaço ser pequeno, há paredes sombreando o ambiente. Todos estes detalhes técnicos foram adaptados pela equipe da Secretaria, para que a comunidade pudesse desfrutar deste espaço de trabalho e lazer.
De acordo com o coordenador das hortas comunitárias da Secretaria de Agricultura, Carlos Eikite, foi preciso realizar aperfeiçoamentos no local. “O chão era cheio de pedregulhos, espinhento. Colocamos uma camada de terra sobre este chão, para que a atividade pudesse ser desenvolvida”, declarou. Eikite afirma que parte da produção será utilizada para consumo próprio dos associados. “Muito do que for plantado, porém, vai ser usado para ajudar nos eventos que a entidade promove sempre. Para o dia 27 de junho, por exemplo, está marcado um sukiaki”, explicou.
A associação Nakayoshi Kurabu atende cerca de 65 idosos, que participam de várias atividades, como canto e danças típicas japonesas. A inauguração da horta acontece a partir das 17h de amanhã, no próprio centro comunitário, que fica na rua Serra da Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. A Secretaria planeja, ainda para este ano, a inauguração de mais seis hortas comunitárias.
(Londrina, 24 de maio de 2010)




