Cidade

Fórum apresenta opções para ingresso ao mercado exterior

Foram apresentadas hoje a produtores rurais de Londrina possibilidades para a exportação de produtos londrinenses, como o programa Exporta Fácil, oferecido pelos Correios


a7fa3fd2d892f40449be34b89420428dA Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, promoveu hoje (19) o I Fórum de Exportação – oportunidades de negócios para pequenos agricultores, em parceria com o Governo Federal e os Correios. O evento, realizado no hotel Crillon, teve como objetivo mostrar aos pequenos agricultores londrinenses que é possível e viável levar seus produtos a outros países. Para facilitar o ingresso ao ramo das exportações, os Correios dispõem do programa Exporta Fácil, que oferece assistência e diversas facilidades.
Praticado em todo o Brasil, o Exporta Fácil tem tido grande sucesso, já que proporciona uma economia de até 75% nos custos para enviar um produto ao exterior. No programa, a empresa estatal disponibiliza consultoria sobre normas, legislações, pesquisas de mercado, embalagem, apresentação dos produtos e transporte aéreo. “O translado com o uso de aviões ainda é o meio mais eficiente e com menor gasto, portanto é o mais indicado aos pequenos produtores”, explicou a gestora de negócios internacionais dos Correios em Londrina, Fátima Gonçalves da Silva.
Segundo a gestora, que coordenou as discussões do fórum, o Exporta Fácil é um aditivo às facilidades já oferecidas pelo Governo Federal e promove uma desburocratização do processo de exportação. “O grande intuito dos Correios com essa ação é fomentar o desenvolvimento social e econômico aos produtores rurais”, avaliou. Fátima Gonçalves da Silva informou que, por conta da boa aceitação do programa, até agricultores de maior porte procuram o serviço quando precisam enviar produtos em pequenas quantidades para fora do país. No último ano, foram movimentados quase R$ 200 mil no Paraná em exportações vinculadas ao programa.
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, frisou que o estímulo à exportação é válido para qualquer item que seja cultivado no município. “É uma grande oportunidade para levar nossos produtos a todo o mundo e mostrar como os alimentos que são cultivados aqui têm qualidade”, ressaltou. Chiesa anunciou também que a secretaria planeja organizar cursos de capacitação aos agricultores locais a cada dois meses, para aperfeiçoar métodos de produção, divulgação e venda dos produtos.
Um dos participantes do fórum foi o piscicultor Alessandro Moreira, que não trabalha ainda com exportação e pretende “estar atualizado com as novidades e conhecer o funcionamento do mercado exterior”. O produtor disse que ainda é cedo para começar a vender seus peixes a outros países, mas que a tendência para o futuro será trilhar esse caminho. “O Brasil tem um grande potencial para a piscicultura, que é o grande volume de água em nosso território. Podemos virar os maiores produtores de peixe do mundo”, analisou. Alessandro Moreira explicou que, por enquanto, o próximo passo para a expansão de seus negócios é a industrialização de sua produção, ação que o piscicultor já está implantando em sua propriedade.
(Londrina, 19 de maio de 2010)
Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos