Cidade
Guarda Municipal realiza operação “Primeiro Impacto”
O lançamento vai acontecer hoje (14), às 18h, no calçadão, em frente ao Banco do Brasil e marca o início da ultima etapa do curso, o estágio supervisionado
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, estará presente hoje (14), às 18h, no calçadão da avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil, para o lançamento da operação “Primeiro Impacto”, com os 261 alunos do curso de formação da Guarda Municipal. O evento marca a etapa final dos treinamentos, antes da formatura da primeira turma, prevista para o dia 3 de julho.
O secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, explicou que a operação “Primeiro Impacto” tem a proposta de apresentar aos londrinenses os futuros guardas municipais, bem como levar mais segurança, inicialmente, para a região central.
Conforme Zanlorenci, os guardas atuarão nas ruas entre 15h e 19h, em parceria com a Polícia Militar, duas a três vezes por semana. “Nos próximos dias, os alunos devem ser direcionados para alguns postos de segurança, a caráter de estágio supervisionado”, declarou o secretário. Ele destacou que depois de atuar no centro, a Guarda Municipal irá fazer o trabalho nos bairros.
Durante o lançamento da operação, os futuros guardas vão fazer a “formatura geral”, que é quando os alunos são avaliados, desde suas vestimentas até a posturas. A guarda municipal foi aprovada em agosto de 2009, e deve atuar junto com a Polícia Militar e Civil. De acordo com o projeto, os profissionais da guarda terão porte de arma em prévia e competente autorização, conforme determina a legislação específica.
(Londrina, 14 de junho de 2010)