Cidadão
Prefeito recebe João Pedro Stédile e dirigentes do MST
Em reunião com secretários municipais, foi formada uma comissão permanente para negociação com o movimento para atender as famílias do Assentamento ELI

Como resultado do encontro foi formada uma comissão permanente de negociação coordenada pela secretária municipal de Agricultura, Marisol Chiesa e pelo assessor Especial de Assuntos Metropolitanos, José Novaes Faraco. Pelo MST participam Diego Moreira e José Damasceno.
O grupo solicitou junto a Prefeitura de Londrina, apoio em relação ao Assentamento ELI, na Fazenda Guairacá e Pininga, nas proximidades de Lerrovile, distrito na região sul de Londrina. Eles entregaram uma pauta com itens para áreas como educação, saúde, agricultura, além de apoio à Festa da Conquista do Guairacá, a ser realizada em 24 de julho e para a realização da 10ª jornada de Agroecologia de 2011, em Londrina.
Stédile explicou que é preciso construir várias parcerias em diversas áreas e com esferas de governo. O líder do movimento Sem Terra disse que a educação e produção de alimentos são as principais reivindicações do grupo e saiu satisfeito com o resultado da reunião. Ele destacou que as práticas devem ser combinadas com as ações da prefeitura.
O prefeito Barbosa Neto salientou a importância em receber os membros do MST. “Tratamos de assuntos pontuais de um dos maiores assentamentos do Brasil. São 600 famílias, o que vai gerar demandas, principalmente nas áreas de educação e assistência. Vamos chegar a um meio termo. Nós os recebemos de forma fraterna e vamos trabalhar par atender o que for possível.”
Como agradecimento o prefeito recebeu do grupo, um boné, uma bandeira do movimento e também uma camiseta com o rosto de Dorcelina Folador, líder do MST e ex-prefeita de Mundo Novo (MS), assassinada aos 36 anos.
(Londrina, 26 de maio de 2010)