Cidade

Guarda municipal é orientada sobre abordagem de deficientes

Membros do curso de formação receberam, no último sábado (29), a visita de representantes do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência para demonstração de abordagem e vivência


80d8afdc805c226cd9c7ab574210db55O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Secretaria de Defesa Social promoveram, no sábado (29), um encontro entre os futuros guardas municipais da cidade e pessoas com deficiência, para troca de experiências e noções básicas de tratamento. A intervenção durou das 7h15 às 10h, na sede da Secretaria, que fica na rua Newton Braga, 463.
O assessor especial de acessibilidade da Prefeitura, José Giuliangeli de Castro, iniciou enumerando os tipos de deficiência existentes, como deve ser realizada a abordagem, descrição para como perceber os diferentes tipos de deficiência, bem como ensinou a guiar pessoas cegas e garantir a segurança de quem tem mobilidade reduzida.
Depois, os guardas passaram pela experiência de vivência, primeiro, com os olhos vendados, e, depois, utilizando cadeiras de rodas, percebendo as dificuldades de se locomover, devido às barreiras arquitetônicas nas ruas e calçadas no entorno da sede. José Carlos de Oliveira, ex-presidente do Conselho e portador de surdez, também, demonstrou e ensinou técnicas básicas para abordagem de pessoas surdas, além de ensinar a linguagem de libras.
Por fim, as pessoas com deficiência presentes contaram aos guardas relatos de suas experiências de vida. Castro avaliou positivamente a presença das pessoas no treinamento da Guarda. “É muito importante, porque os guardas terão o papel de colaborar com as pessoas na nossa sociedade. Eles certamente agora poderão ajudar a diminuir as barreiras das pessoas com deficiência”, declarou.
“Os membros da guarda puderam entender que todos os seres humanos são iguais. Para ser cego, basta enxergar; para ser surdo, basta ouvir; e, para ser deficiente físico, basta estar vivo. Acidentes podem acontecer com qualquer um”, pontuou o assessor.
(Londrina, 31 de maio de 2010)
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos