Cidade
Londrina é a capital cívica do Paraná por dois dias
Escola de Governo foi realizada hoje pela manhã no Teatro Marista, com a presença dos secretários estaduais e deputados; governador anunciou medidas para o norte do Estado

Pela manhã, o governador estava acompanhado de secretários estaduais e de parte dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná na Escola de Governo, no Teatro Marista. Orlando Pessuti anunciou diversas medidas direcionadas à macrorregião norte do Paraná. Na área de saúde, o secretário estadual, Carlos Moreira Junior, informou que a vacinação da gripe A, no Estado, deve se estender aos profissionais da educação. Segundo Moreira, são 100 mil doses de vacina a serem distribuídas nas escolas públicas e particulares, entre os dias 14 e 19 de junho.
Para a segurança pública, o secretário estadual, coronel Aramis Linhares Serpa, anunciou a vinda de 210 novos policiais militares para região, sendo 100 deles apenas para Londrina. Pessuti ressaltou que está disponibilizando, também, helicópteros para operações policiais aéreas, complementando as operações terrestres já realizadas. Além disso, o governador citou ainda que o governo prepara a criação de dois novos batalhões: um especializado em eventos e outro para operações especiais, ambos com atuação em todo o Estado, mas locados em Curitiba.
Ao fim das solenidades, o governador assinou, com diversos prefeitos e representantes dos municípios do norte do Paraná, convênios e termos de cooperação, para que sejam implementadas melhorias nestas localidades. Os convênios tratam de transporte intermunicipal, organização da Polícia Militar, Biblioteca Cidadã, criação de Centros da Juventude e Corpo de Bombeiros, construção de Hospital e trincheiras para a linha férrea em Cambé.
O prefeito Barbosa Neto aproveitou sua fala para agradecer os investimentos e atenção prestados pelo governo estadual à cidade de Londrina e região. “Há mais de dez anos, esta interiorização não acontecia em Londrina. Nós nos sentimos honrados e prestigiados com esta honraria de, pelos próximos dois dias, Londrina sediar a capital cívica e administrativa do estado do Paraná”, declarou o prefeito.
Em seu discurso, o governador Orlando Pessuti lembrou a história da própria família, enraizada na região norte do Paraná. “Em 1948, meus familiares vieram para o norte do Paraná. Aqui nesta região, eu nasci e cresci, e ela me trouxe muitas coisas boas”, recordou. Pessuti também destacou a importância nacional e mundial que a cidade já teve, em termos de produção de café. “Depois da geada, a produção está reduzida a 10% do que chegou a ser, mas a cidade ainda é referência em desenvolvimento para o Estado e para o país”, ressaltou.
Funcionários do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) aproveitaram a oportunidade para realizar o lançamento de uma nova variedade de café, o IPR 107. Os presentes ainda puderam apreciar uma apresentação de coral das crianças do colégio São José, atendidas pelo Programa Atitude.
Estiveram presentes à cerimônia, os deputados estaduais Neivo Beraldin, Luiz Eduardo Cheida, Waldyr Pugliesi, Enio Verri, Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli, além do deputado federal Alex Canziani. Os prefeitos de Sabáudia, Almir Batista; de Cruzmaltina, Maurício Bueno de Camargo; de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche; e de Siqueira Campos, Luiz Antônio Liechocki, representaram, respectivamente, a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).
(Londrina, 10 de junho de 2010)
Foto: Luiz Jacobs