Guarda Municipal de Londrina completa 10 anos de atividade
Instituição adquiriu confiança dos londrinenses e angariou novas atribuições no decorrer dos anos

A Secretaria Municipal de Defesa Social, criada através da lei 10.774/09, é responsável pela Defesa Civil municipal e pela Guarda Municipal de Londrina que comemora 10 anos de serviços prestados à comunidade londrinense no dia 5 de julho. A instituição tem a responsabilidade legal de proteger os equipamentos do estado no âmbito do município, e proteger a população nos casos de necessidades emergenciais através do policiamento preventivo e comunitário.

Atualmente, a instituição conta com o trabalho de 322 agentes que diariamente executam suas atribuições nos setores operacionais e administrativos. Desde 2010 a instituição é responsável por zelar pelo patrimônio público da prefeitura. Aos poucos foi ganhando a confiança da população e adquirindo novas atribuições a fim de somar na proteção sistêmica da comunidade, como dispõe a lei 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).
As principais atividades são: patrulhamento preventivo através de motocicletas e viaturas nas áreas urbanas e rurais; guarda patrimonial; atendimento das chamadas através das centrais de emergência 153 (GM), e 199 (Defesa Civil); videomonitoramento das câmeras de segurança instaladas pelas ruas, avenidas e prédios públicos municipais; Patrulha Maria da Penha que atende de forma personalizada e exclusiva mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva expedida pela justiça; projetos sociais nas escolas municipais; fiscalização da lei seca municipal e fiscalização de trânsito.

O prefeito de Londrina parabenizou o trabalho feito pela Guarda Municipal na cidade e enfatizou a ação dos agentes frente à pandemia do novo coronavírus. “Poderíamos destacar muitas das ações da GM, seja em prédios públicos, ou ajudando as demais forças de segurança da cidade, mas no momento, é preciso parabenizar pelo trabalho de apoio que tem feito, na luta diária, contra a pandemia. A Guarda tem trabalhado, incessantemente, contra a Covid-19, junto às outras secretarias do Município. Ela demonstra a cada dia o seu valor”, frisou.
O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, que participou da elaboração do projeto de criação da GM, falou da importância do trabalho prestado pela instituição. “Passado o tempo quis o criador que nós estivéssemos à frente da Secretaria e da Guarda Municipal de Londrina. Diante disso, a GM já com 9 anos, nós fizemos um diagnóstico ao assumir. Apresentamos para o prefeito no sentido de melhorar a qualidade do trabalho prestado à sociedade londrinense. Qualificando os guardas municipais, aparelhando a instituição com materiais, viaturas, equipamentos, dando ênfase inclusive à Defesa Civil do Município. O trabalho que nós fazemos é sempre voltado para os próprios públicos, logradouros, ruas e escolas do município. Nós conseguimos melhorar o sistema de monitoramento e, atualmente, estão sendo licitados os alarmes que serão instalados em todas as escolas municipais”, destacou.

Para Ramos, desde 2014 a instituição passou a ser ainda mais notada. “Principalmente a partir de 2014 com o Estatuto Nacional das Guardas Municipais, a atuação nossa na lei Maria da Penha, lei seca, e agora mais recentemente nosso trabalho no trânsito, dando uma sensação de segurança no trânsito 24 horas para a população, em apoio à CMTU, o trabalho passou a ser ainda mais valorizado. Para nós é motivo de orgulho ver a guarda no patamar que está. Estamos a mais de um ano aqui, com um bom serviço prestado à população e com reconhecimento. Este trabalho tem sido prestado de forma notória, principalmente a partir do início desta infeliz pandemia que estamos vivendo, onde a guarda tem atuado de maneira ímpar em apoio à população seja orientando, seja fiscalizando, levando informação às pessoas, corrigindo e interferindo naqueles casos em que é preciso a tomada de medidas pelo poder público”, explicou.
Além das atribuições do cotidiano, a Guarda Municipal de londrina presta apoio aos demais órgãos que compõem a administração pública do Município. São feitas fiscalizações junto às secretarias do Ambiente e da Fazenda, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre outras. A GM também realiza e participa de operações conjuntas com os demais órgãos de segurança.
Fiscalização Covid-19 – Os agentes da Guarda Municipal somaram esforços com as demais secretarias municipais, além de outros órgãos de segurança, na fiscalização de combate à pandemia do novo coronavírus. De acordo com informações do Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) e do setor de Estatística da instituição, desde o dia 22 de março, início das ações de combate à pandemia em Londrina, a Guarda Municipal já atendeu pelo telefone 153 até final de junho, 5.433 ocorrências relacionadas ao descumprimento das normas estabelecidas pelos decretos da prefeitura no combate Covid-19.
Falta de medidas profiláticas como álcool em gel, uso de máscara, aglomeração de pessoas, descumprimento do horário de funcionamento das empresas são as principais ocorrências.

Reestruturação – A Secretaria de Defesa Social recebeu novas viaturas, uniformes, armamento e diversas ferramentas e equipamentos que estão sendo utilizados na reestruturação do trabalho operacional da GM e da Defesa Civil. Boa parte dos itens foram entregues entre o final de 2019 e meados do primeiro semestre de 2020. A conquista foi materializada após diagnóstico apresentado pelo secretário Pedro Ramos e sua equipe para o prefeito Marcelo Belinati.
Na atual gestão, os grupos operacionais, entre outros setores, da instituição foram ampliados. A Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), grupamento de maior amplitude dentro do organograma da instituição, teve significativo aumento. Foi criado o Grupamento de Operações com Cães (GOC). Os grupos de apoio, Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) e Guarda Rural foram reestruturados, e a Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) realizou inúmeras ações sociais nas escolas municipais.
Avaliação positiva – No final do mês de outubro de 2017 a Guarda Municipal de Londrina foi avaliada pela população londrinense, em uma pesquisa divulgada pelo Instituto Multicultural – que tinha o objetivo de quantificar o grau de satisfação dos contribuintes com os serviços públicos municipais – como a melhor prestadora de serviço da administração direta municipal.

Para Ramos é importante destacar a importância de todo esse avanço em ralação à qualificação, autoestima, motivação, compra de novos equipamentos e compra de novas viaturas. “Isso tudo se tornou uma novidade porque nesses dez anos nós ainda tínhamos equipamentos muito antigos. Foi a participação do prefeito Marcelo Belinati, que cônscio da sua responsabilidade e enxergando na guarda um segmento importante no município, nos deu a liberdade para propormos os investimentos diagnosticando inicialmente. As mudanças propostas vão culminar na apresentação de um projeto para Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), um concurso público que já estava em andamento mas teve a interrupção por causa da Covid-19 e por fim um outro processo que já está em andamento referente à nossa sede própria da Guarda Municipal de Londrina. Tudo isso a gente deve agradecer ao empenho, dedicação e sensibilidade do prefeito”, destacou.

O secretário de Defesa Social acredita na consolidação da instituição e informou sobre novos projetos. “A gente espera que a cada ano que passar a guarda possa se consolidar. Nós estamos trabalhando para isso. Novos projetos estão sendo elaborados no sentido de melhorar ainda mais a qualidade e a prestação do serviço à população. Portanto parabéns a todos os guardas municipais e parabéns à Londrina pelo carinho e dedicação para com a GM”, finalizou.
Texto: Bruno Amaral/Defesa Social