Cidadão

Defesa Social apresenta balanço das atividades do primeiro semestre em Londrina

Central de atendimento da Guarda Municipal registrou 15.028 chamadas nos telefones 153 e 199 (Defesa Civil)

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulgou, nesta sexta-feira(9), o balanço das atividades desenvolvidas pela Defesa Civil e pela Guarda Municipal de Londrina. De janeiro até o final de abril de 2020 foram registradas pela central de monitoramento e emergência 15.028 chamadas para os telefones 153 e 199. O setor de estatística da instituição informou que foram registrados 4.879 boletins de ocorrência, de diversas naturezas.

Foto: Bruno Amaral

O registro de patrulhamento preventivo e pontos base (PB) – momento em que a viatura faz uma parada de 15 a 20 minutos em próprios públicos municipais, vias de grande fluxo de veículos ou demais pontos da cidade – somaram 43.744. Dos quais 32.437 são registros de patrulhamento e 11.307 são de PB’s.

Foto: Bruno Amaral

A Guarda Municipal registrou 1.042 boletins de ocorrência em prédios públicos municipais no período. Foram recuperados 21 veículos, sendo 15 carros e 6 motocicletas. Os guardas encaminharam para a delegacia de plantão 232 pessoas em ocorrências de flagrante delito. Todos os números apresentados resultam do trabalho integrado de todos os guardas municipais realizado diariamente nas áreas urbanas e rurais de Londrina.

Trote e engano– A central de GM registrou 945 ligações por engano e 566 trotes nos telefones 153 e 199 da Defesa Civil. A soma dos números representa cerca de 10% do montante de ligações recebidas no semestre. Chamadas como estas atrapalham o serviço prestado pela instituição. A Secretaria pede que a sociedade se conscientize quanto ao uso correto do serviço para que não haja interrupções indevidas ou prejuízo para quem estiver em emergência.

Foto: Bruno Amaral

Defesa Civil-  A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), atendeu 133 ocorrências em situações de desastres naturais, queda de árvores, alagamentos, prestação de apoio, contenção de derramamento de óleo nas vias entre outras. Durante o primeiro semestre, os agentes fizeram 61 vistorias em estruturas físicas de casas e estabelecimentos comerciais, a fim de identificar possíveis problemas como, por exemplo, risco de desabamento.

Patrulha Maria da Penha– Até o final do mês de junho a central 153 da Guarda Municipal recebeu 316 chamadas referentes à Patrulha Maria da Penha, das quais 166 foram para situações quando a vítima já possuía medida preventiva expedida pela justiça, e 150 atendimentos referentes às vítimas de violência sem medida protetiva. Os boletins de ocorrência em situação de descumprimento da medida protetiva somaram 133. Sem medida protetiva ficou em 80 registros.

A patrulha é um serviço personalizado e exclusivo da GM na cidade desde o dia 6 de julho de 2015. Agentes capacitados atuam 24 horas por dia, todos os dias, no combate à violência contra mulher.

Lei seca –  A Guarda Municipal registrou 274 infrações referentes à lei seca municipal no semestre. Boa parte dos flagrantes foram feitos por conta do consumo de bebidas após às 22h e, em alguns casos, pessoas foram flagradas consumindo nas proximidades de estabelecimentos de ensino durante o dia.

Enfrentamento à COVID-19 – Os agentes da Guarda Municipal têm somado esforços com as secretarias municipais que estão na linha de frente, além de outros órgãos de segurança, na fiscalização de combate à pandemia da Covid-19.

Informações do Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) e do setor de Estatística da instituição, desde o dia 22 de março, quando teve início as ações de combate à pandemia no município, até o final de junho, a Guarda Municipal já atendeu  5.433 ocorrências relacionadas ao descumprimento das normas estabelecidas pelos decretos da prefeitura no combate ao novo coronavírus.

Falta de medidas profiláticas como álcool em gel, uso de máscara, aglomeração de pessoas, descumprimento do horário de funcionamento das empresas são as principais ocorrências.

Os telefones 153 da Guarda Municipal de Londrina e 199 da Defesa Civil Municipal continuam à disposição da comunidade londrinense. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias.

Texto: Bruno Amaral/Defesa Social

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